6 atitudes que podem fazer você enriquecer na bolsa

Traçar sempre uma estratégia e operar a favor da tendência são algumas das dicas do diretor de varejo da XTH Commcor, Rafael Pacheco

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Conquistar a independência financeira é o sonho de muitos investidores da bolsa de valores. Conseguir fazer com que suas transações sejam bem-sucedidas e ganhar bastante dinheiro é o que a maioria almeja, mas o caminho não é nada fácil.

Para conseguir ter sucesso no mercado acionário, é preciso em primeiro lugar saber suportar os riscos e a forte volatilidade que a bolsa pode enfrentar em determinados momentos, além de procurar sempre se atualizar. Para quem opera frequentemente, em transações de prazo mais curto,  o diretor de varejo da XTH Commcor, Rafael Pacheco, listou seis atitudes que podem fazer o “caminho das pedras” ficar menos árduo e mais curto.

1 -Sempre trace uma estratégia para a operação antes de iniciá-la
Você nunca deve entrar em uma operação sem ter nenhuma estratégia. De acordo com Pacheco, antes de iniciar uma transação no mercado acionário, é muito importante definir o horizonte da operação. “Esta será uma transação de curto, médio ou longo prazo?”, questiona.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, você jamais deve alterar a estratégia no meio do caminho. Ou seja: se comprar uma ação pensando em uma operação de day trade (compra e venda do mesmo papel no mesmo dia) e a ação se desvalorizar, você não pode resolver ficar com a ação para o longo prazo na esperança de que ela volte a subir. “É fundamental estabelecer o stoploss (ordem de venda automática da ação) para essas transações”, diz.

2 – Cuidado em tentar achar o “fundo”
Você também precisa tomar muito cuidado com ao tentar achar um “fundo” para o preço da ação ( que representa o exato momento do fim do movimento de queda). Muitos analistas gráficos tentam descobrir este ponto, mas esta é uma tarefa bastante árdua e que muitas vezes pode não ser bem-sucedida.

Por isso, o diretor da XTH Commcor recomenda cautela com esse tipo de operação. “Sempre se recorde da máxima: ‘não há nada que já tenha caído tanto que não possa cair mais’, para evitar a tentação do ‘vou comprar porque está barato’”, aconselha.

Continua depois da publicidade

3 -Opere a favor da tendência
Esta é outra dica que pode ser valiosa para quem investe em ações: operar sempre a favor da tendência. “Se está subindo é porque está barato, se está caindo é porque está caro”, lembra Pacheco.

Segundo ele, também é importante aprender a operar vendido, ou seja, apostando na queda de um ativo. “Se você só operar comprado, vai tentar enxergar oportunidades de compra mesmo quando a tendência de queda for evidente”, ressalta.

4 – Não ache que o mercado está errado
Outro ponto importante é que você não se justifique de alguma transação desastrosa dizendo que o mercado está errado, ou que o mercado precificou erroneamente algum ativo. “O mercado está sempre certo”, afirma Pacheco. “O papel ‘vale’ o preço que ele está sendo negociado no momento”, continua.

5 – Estude muito
A informação é a melhor arma para que você consiga se dar bem em qualquer área. Com os investimentos em ações não é diferente e quanto mais você conhecer o mercado e as empresas em que pretende investir, maiores serão as suas chances de obter sucesso em uma transação de compra e venda de ações.

“A literatura em português sobre investimentos em bolsa é vasta e de boa qualidade. Faça bons cursos. O custo do aprendizado é sempre muito menor que os prejuízos advindos da falta de conhecimento”, aconselha o diretor da XTH Commcor.

6- Seja modesto e cuidado com os riscos
Para finalizar, ele aconselha que você seja sempre modesto com seus objetivos e evite correr riscos muito altos e desnecessários em uma operação. “Corra riscos moderados. Não se esqueça que ao entrar em uma operação em que pode ganhar muito, certamente poderá perder muito também”, diz.

Ele lembra que a dificuldade de operar na bolsa é 10% técnica e 90% emocional. Por isso, aconselha que você gaste muito tempo dimensionando o tamanho das suas posições, para que as eventuais perdas não afetem o seu lado emocional e prejudiquem as suas futuras transações.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip