Após pedido de afastamento, juiz do caso Eike diz que defesa faz “manobras”

O empresário é acusado de "insider trading" (uso indevido de informações privilegiadas) e manipulação de mercado em negociações com ações da OGX Petróleo

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Após pedido de afastamento, o juiz Flávio Roberto de Souza, titular da 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que cuida do caso do empresário Eike Batista acusou a defesa de fazer “manobras” e disse que não abrirá mão do processo, falou em entrevista ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, nesta sexta-feira (5). O empresário é acusado de “insider trading” (uso indevido de informações privilegiadas) e manipulação de mercado em negociações com ações da OGX Petróleo (OGXP3), agora Óleo e Gás Participações. 

Segundo o juiz, é tática da defesa ir criando embaraços para que o processo não anda. “São manobras”, disse, em entrevista. Hoje, os advogados de Eike entraram com ação solicitando o afastamento do juiz, alegando que ele estaria sendo parcial e teria propensão a uma sentença condenatória do empresário. 

“Não é conceito meu, está em todos os jornais”, disse Souza. Para o juiz, as declarações sobre a situação financeira de Eike foram uma ironia baseada em fatos. “Ele se diz classe média mas recebe um pro-labore de R$ 1 milhão por mês. É um fato objetivo”. Segundo a defesa, o magistrado não tem imparcialidade para julgar Eike, citando que o juiz já o chamou de “megalomaníaco”. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Souza disse que a próxima audiência da ação penal continua marcada para o dia 17 de dezembro, a menos que o TRF (Tribunal Regional Federal) decida suspendê-la liminarmente. O depoimento de Eike deverá acontecer em 2015, já que o recesso do judiciário começa em 20 de dezembro.