No dia do aniversário de seu silêncio, CVM dá um “presente” a Eike Batista

Autarquia publicou hoje no Diário Oficial da União formalização do processo administrativo contra o empresário para apurar suposta manipulação de preços e utilização de informação ainda não divulgada ao mercado

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Ofuscado por um tsunami de erros e má sorte, Eike Batista vive seus dias na sombra. O empresário, que protagonizou um dos maiores colapsos financeiros da história, completa hoje um ano de seu silêncio em seu antes ativo perfil (@eikebatista) no Twitter. A data não passou em branco. No mesmo dia do aniversário, o presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Leonardo Pereira, formalizou processo administrativo contra o empresário para apurar uma suposta manipulação de preços e suposta utilização de informação ainda não divulgada ao mercado.

A abertura do processo RJ 2014/0578 pela autarquia foi publicada hoje em despacho no Diário Oficial da União. A principal acusação que pesa sobre o empresário é do uso de informação privilegiada e manipulação de preços das ações da petroleira OGX (OGXP3), atual Óleo e Gás Participações. Esse é o segundo processo aberto pela CVM contra o controlador do grupo EBX. A CVM também apura se Eike negociou ações da OSX utilizando informações relevantes não divulgadas ao mercado. 

Em documento publicado nesta quarta, a autarquia concede à defesa de Eike o prazo cinco dias úteis para apresentar novos dados e argumentos para definir sobre seu pedido sigilo a certos documentos apresentados no caso.

Continua depois da publicidade

“Sumiço” do Twitter
Desde o dia 25 de junho do ano passado, o empresário não dá às caras em seu Twitter. A rede social era uma das formas do empresário comentar sobre suas empresas. Entre os diversos tweets, chamam atenção os publicados em 29 de maio de 2013. Naquele dia, o empresário vendeu 19 milhões de ações da antiga OGX na Bolsa. Enquanto vendia, Eike comentava com seus seguidores em pleno pregão, pedindo “paciência” e traçando um cenário promissor para a petroleira, que viu muita água rolar depois disso. A ex-OGX vive atualmente processo de recuperação judicial, assim como a empresa-irmã OSX.  

Em um dos comentários, o empresário retrucava um de seus seguidores que dizia que a petroleira iria quebrar. Na ocasião, Eike respondeu: “Que bobinho! Mais um que nao tem a Paciencia de esperar!” (sic).