Vendo discriminação, escritório dos EUA convoca minoritários da OGX para se opor a comitê

Segundo e-mail obtido pela agência Bloomberg, o escritório de advocacia McDermott Will & Emery estaria organizando um grupo após credores minoritários ficarem fora de negociações sobre acordo da dívida

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O escritório de advocacia norte-americano McDermott Will & Emery está organizando um grupo para representar os credores minoritários da Óleo e Gás Participações (OGXP3), antiga OGX Petróleo, após os investidores ficarem de fora das negociações sobre a reestruturação, conforme informações obtidas pela Bloomberg. 

De acordo com o e-mail obtido pela Bloomberg, o escritório de advocacia ressalta que o plano acordado entre a OGX e o comitê dos principais detentores de títulos levará a um tratamento discriminatório para os minoritários. A expectativa é de que os majoritários irão deter 65% da nova empresa, enquanto os investidores que não participaram da conversa terão 25%. 

Conforme afirmou o McDemortt, em e-mail obtido pela Bloomberg, os “detentores de títulos minoritários têm direito de participar do novo financiamento em base pro rata, em vez de serem excluídos”. O processo estaria em estágio preliminar e Tim Walsh estaria encabeçando o time que trabalha com os minoritários da OGX. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No mês passado, a antiga OGX chegou a um acordo com credores, incluindo detentores da maior parte dos US$ 3,6 bilhões em títulos, para trocar títulos da dívida por uma fatia acionária de 90%. O acordo prevê a injeção de US$ 200 milhões para manter seu único campo de petróleo em operação. O Barclays ressalta que os credores que fizerem a maior injeção de capital irão obter, proporcionalmente, mais ações.

Conforme ressaltou o Barclays, os titulares de bônus da Óleo e Gás, antiga OGX Petróleo devem injetar mais dinheiro na companhia para a maximização dos preços de ações que irão receber como parte da oferta de swap. Em relatório para clientes repercutido pela Bloomberg, o banco destacou que o acordo entre os credores e Eike Batista realizado no último dia 24 de dezembro e que resulta na redução da fatia do empresário na petrolífera para 5%. 

A estimativa é de que os principais detentores de títulos obtenham 66,7% da companhia, enquanto os restantes teriam uma fatia de 14,6%. Já a OSX Brasil (OSXB3) ficaria com uma participação de 6,5% e os fornecedores, de 2,2%, avalia o banco.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.