Eike deve ficar com apenas 5% da OGX após negociação com credores

Conforme apurou o Valor, petroleira trabalha com um prazo de 15 de dezembro para encerrar as negociações com os detentores de bonds, que começaram na quarta-feira

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A OGX Petróleo (OGXP3) trabalha com um prazo de 15 de dezembro para encerrar as negociações com os detentores de bonds, que começaram na última quarta-feira (4), informou o Valor. Após o acordo, a expectativa é que Eike Batista deixe de ser o acionista controlador e tenha sua participação direta reduzida para 5% sem contar um percentual indireto, por meio da OSX Brasil (OSXB3).

Conforme apurou o jornal, tudo caminha para que a OGX receba US$ 50 milhões de um total de US$ 200 milhões que serão aportados na empresa, dentro do plano de conversão das dívidas em ações.

Na véspera, a OGX iniciou a produção do campo de Tubarão Martelo, única esperança dos credores de terem algum retorno do investimento. É nesse campo, atualmente o principal ativo da empresa, que está calcado todo o processo de recuperação judicial da empresa, pedido no início de outubro passado. A OGX espera recuperar aproximadamente 20% do volume de óleo do reservatório, de cerca de 600 milhões de barris, ou seja em torno de 120 milhões de barris.