Blog do FT destaca “cara de pau” da OGX e afirma: Eike Batista voltará um dia

Blog da publicação britânica destaca que, nem na pior das circunstâncias, OGX diminui a "pompa" e destaca que, dado descaramento, Eike pode voltar um dia

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O grupo EBX, de Eike Batista, é mais uma vez destaque na imprensa internacional e de forma bastante negativa. Conforme destaca o blog da publicação britânica Financial Times, Beyond Brics, mesmo na pior das circunstâncias, parece que a OGX Petróleo (OGXP3) mantém uma certa “pompa” do seu fundador, Eike Batista. Para chegar a essa conclusão, o blog compara a atual situação da companhia com a descrição dela em comunicado enviado ao mercado sobre o não-pagamento de juros de títulos.

Com isso, o blog destacou que manter a descrição “pomposa” é um gesto que demonstra certa cara de pau da companhia. A foto da matéria do blog é de um homem tocando trompete, para representar a “fanfarronice” da empresa frente ao mercado. 

A empresa anunciou na última terça-feira o que o mercado vem esperando há meses, destacou a publicação, com o não-pagamento de juros de títulos no valor de US$ 44,5 milhões. O blog destaca que a declaração da empresa de Eike sobre o calote foi sóbria e direto ao ponto, até mesmo legalista. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As citações da OGX no comunicado de que “a empresa está em processo de revisão de sua estrutura de capital em resposta à mudança no plano de negócios” e que “em virtude deste fato, optou por não pagar os juros”, são destacadas pelo blog. 

Mas então, afirma o Beyond Brics, veio a descrição sobre a petrolífera no mesmo comunicado, citando o parágrafo de perfil da empresa enviadas em todos os comunicados com informações sobre a companhia. “Nesta declaração, não de repente reapareceu a velha OGX, cujo barulho a permitiu subir bem alto, apesar de haver muitos poucos poços”.

E ressalta que a descrição da empresa está bem longe da atual situação da companhia: “OGX responsável pela maior campanha exploratória do Brasil” e possui “um portfólio diversificado de alto potencial”, são trechos destacados pela publicação.

Continua depois da publicidade

“A OGX é parte do Grupo EBX, conglomerado industrial fundado e liderado pelo empresário brasileiro Eike Batista, que possui um comprovado histórico de sucesso no desenvolvimento de novos empreendimentos nos setores de recursos naturais e infraestrutura”, é outro trecho da descrição visto com estranheza pelo blog do Financial Times.

Olhando para o final do comunicado, o Beyond Brics destacou que há um termo em português para definir a continuidade destes adjetivos no final de cada fato relevante da OGX: “cara de pau”, que significa “sem vergonha”, afirmou a publicação. Mas, ressaltou a publicação, se Eike pode ser tão descarado neste que deve ser o seu pior momento, uma coisa parece ser garantida, diz o Beyond Brics: o empresário voltará um dia. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.