Altos tributos são os maiores obstáculos para os pequenos empresários

Mais de 51% dos 480 PMEs entrevistados citaram os impostos como o maior empecilho para o crescimento

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Os altos tributos continuam sendo o maior obstáculo do pequeno e médio empreendedor, informou um estudo realizado pela Catho, site de empregos, divulgado na Feira do Empreendedor 2014. Mais de 51% dos 480 PMEs entrevistados citaram os impostos como o maior empecilho para o crescimento.

A dificuldade em contratar talentos aparece em seguida, com 37,9%. Segundo os entrevistados, encontrar mão de obra qualificada e especializada, engajar e incentivar atuais funcionários e atrair pessoas interessadas na empresa estão entre os principais problemas enfrentados pelos PMEs.

“As empresas de pequeno e médio porte precisam encontrar diferenciais para contratar e reter talentos. Muitas demandas ficam abertas por longos períodos, principalmente com o mercado aquecido e, por conta das oportunidades nas grandes empresas, que muitas vezes oferecem benefícios mais sedutores”, afirmou o head de Estratégia e Pesquisa da Catho, Luis Testa. Segundo ele, o grande atrativo para estas empresas é a chance de crescer junto com a organização, ter flexibilidade de trabalho e possibilidade de criar e propor novas ideias.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre outros obstáculos estão a concorrência (32,1%), burocracia (22,7%), divulgação da empresa (21,3%), custo de financiamento (18,5%), falta de apoio do governo (15,8%), encontrar fornecedores parceiros (15,2%) e conseguir crédito (8,8%).