Comércio e indústria desaprovam o aumento da Selic

CNDL afirma que o aumento prejudicará as vendas do varejo porque inibirá a expansão do crédito

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O aumento de 0,5 ponto percentual na Taxa da Selic foi mal vista pelos representantes do comércio e da indústria. Com o aumento, a taxa passa a ser de 10,50% ao ano, o mais alto desde janeiro de 2012. A decisão foi tomada na noite da quarta-feira (15/01) pelo Copom (Comitê de Política Monetária).

A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) afirmam que a decisão é prejudicial para o comércio. Isso porque o aumento do juros reduz a expansão do crédito no País, o que reduz o consumo e inibe a criação de novos postos de trabalho. “Justamente no momento em que com uma menor expansão da massa salarial, as vendas no varejo dão sinais de desaceleração”, dizem as entidades.

O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, diz ainda que a elevação dos juros não é capaz de resolver sozinha a escalada dos preços. Para isso, ele acrescenta, o controle inflacionário precisa ser realizado, prioritariamente, por meio de um amplo ajuste fiscal na máquina pública, com cortes de gastos do governo e desoneração dos setores produtivos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O sucessivo aumento da Selic é um sinal de que o governo não quer fazer seu dever de casa. O combate à inflação deve ser realizado a partir de uma política de corte dos gastos do governo. Sem essa contenção, o simples aumento da Selic não será suficiente para resolver o problema.”

Indústria
Para a FIESP e o CIESP (Federação e Centro das Indústria do Estado de São Paulo), o Copom errou mais uma vez.

“Com este novo aumento da taxa Selic, 2014 começa mal, indicando que a esperada retomada da indústria ficará para depois. O Brasil não pode esperar. Precisamos nos libertar da política exclusiva de aumento de juros e ter como novo foco o crescimento econômico. A inflação precisa ser contida, mas é necessário buscar alternativas para combatê-la que não penalizem tanto a atividade econômica e a vida das empresas e das pessoas”, afirma Paulo Skaf, presidente da FIESP e do CIESP.