Receita inicia operação para combater fraude de importações de “laranjas”

Uma das ações é monitorar empresas que foram selecionadas por apresentarem grau de risco tributário e aduaneiro elevados

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Para combater fraudes nas importações praticadas por “empresas de fachadas” ou “laranjas”, a Receita Federal implementa, a partir desta sexta-feira (21), a operação “Tolerância Zero”.

Uma das ações é monitorar empresas que foram selecionadas por apresentarem grau de risco tributário e aduaneiro elevados. O órgão fechou até essas empresas por meio de uma série de cruzamentos de informações de vários bancos da Receita.

O Centro Nacional de Gestão de Riscos Aduaneiros identificou diversas empresas que podem estar sendo utilizadas como interpostas , uma vez que tais importadores não apresentam, entre outros, quadro de funcionários, recolhimento de tributos internos – como por exemplo: Imposto de Renda, Contribuições Sociais – , sócios com capacidade financeira , situações que revelam fortes indícios de que tais empresas não possuem capacidade econômica, financeira e operacional para operar no comércio exterior.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sonegação
Segundo a Receita, o principal crime associado à utilização de interpostas pessoas nos negócios das empresas é sonegação de tributos internos e de comércio exterior por meio da omissão de informação ou da prestação de declaração falsa às autoridades aduaneiras.