‘Sortudo ou Sofredor’? App calcula quanto tempo o profissional passa no trânsito

O aplicativo no Facebook calcula o deslocamento diário de funcionários de uma empresa, comparando-os com a média

Luiza Belloni Veronesi

Fila de carros

Publicidade

SÃO PAULO – Trânsito é uma das principais causas de estresse de profissionais, sobretudo aqueles que trabalham em centros financeiros de grandes cidades. Pensando nisso, o site CoLabora, fundado por empresários que apoiam iniciativas de redução do trânsito, lançou um aplicativo na rede social Facebook capaz de calcular o deslocamento diário de funcionários de uma empresa, comparando-os com a média.

Chamado de “Sortudo ou Sofredor”, o aplicativo mostra quanto tempo o funcionário passa no trânsito a partir do nome da empresa e do CEP de onde reside. Ao final, ele informa se o profissional pertence ao time dos “sofredores” (que moram longe de seu trabalho) ou ao time dos “sortudos” (que se deslocam pouco para trabalhar). O resultado também pode ser compartilhado no mural do usuário no Facebook.

O aplicativo, lançado na Semana da Mobilidade Urbana, de 16 a 22 de setembro, tem o objetivo de viabilizar ações de redução do trânsito nas grandes cidades. “A cada dia, todos nós tomamos emprestado entre 10 e 12 horas de nossas famílias, ao sair para o trabalho”, afirma o sócio-fundador do CoLabora.org.br, Alexandre Borin. “É necessário que as cidades e as empresas gerem alternativas que melhorem a mobilidade urbana e dêem mais qualidade de vida aos funcionários. Aplicativos como este geram dados tangíveis para a criação de soluções junto às próprias empresas.”