Em negocios / startups

Conheça a startup que quer ajudar a classe C a comprar casa

Deixando a empresa que fundou há 11 anos, Guilherme Prado criou um site que ajuda a classe ascendente a conquistar sonhos como a casa e carro próprio

SÃO PAULO - Buscar algo novo no mercado, ter visão de futuro e conquistar a maior classe ascendente do Brasil. Essa foi a sacada do empreendedor Guilherme Prado quando criou a Konkero, site que quer ajudar a classe C e D a conquistar objetivos profissionais e financeiros através de uma plataforma dinâmica e de fácil compreensão.

Tudo começou no ano passado. Após liderar por 11 anos uma agência de comunicação junto ao irmão, Prado resolveu deixar a empresa e explorar um novo segmento. Para muita gente, isso poderia significar um passo arriscado, mas o administrador de empresas já estava planejando criar um negócio que conciliasse um propósito social para um público com grande poder de compra, mas com pouca instrução financeira.

“Percebi que a classe C estava consumindo muito, mas não sabia como gastar seu dinheiro, que aumentou nos últimos anos, mas continuou restrito. Em paralelo a isso, linhas de crédito e produtos parcelados ficaram mais acessíveis. O público também é o mais heterogêneo do País: têm aqueles que nem completaram o ensino fundamental e pessoas que já fizeram mestrado”, disse o empresário.

Assim que definiu o público e seu propósito, Prado pensou em algo inovador. “Não queria apenas copiar um software de sites internacionais, mesmo porque os países desenvolvidos não precisam desse tipo de orientação. Existem sites que ajudam a administrar seu orçamento, mas para a classe C e D isso não basta - eles não querem saber ‘para onde vai meu dinheiro’, mas ‘o que eu faço com esse dinheiro’”, pontuou.

Como funciona
Com o slogan “Conquiste seus sonhos com a Konkero”, a startup tem um funcionamento bem simples: o usuário se cadastra e escolhe qual será seu objetivo, que é chamado de “trilha”. Há trilhas que são divididas em comprar uma casa, comprar um carro, pagar dívidas, aprender outro idioma, fazer faculdade, viajar, gastar melhor e ganhar mais.

Após essa etapa, é feito um passo a passo de microatividades para alcançar esse objetivo. “Percebemos que as pessoas não querem poupar, mas gastar mais. Elas farão de tudo para comprar o carro que sempre sonharam, mesmo que isso signifique acumular mais dívidas. Então, orientarmos que elas pesquisem mais, procurem descontos dos juros e financiamentos e mostramos projeções do quanto irão gastar até o término da dívida. Com isso, farão uma compra mais inteligente e consciente”.

Prado ressalta que o site não irá proibir realizar qualquer compra, mas como fazê-la entrar no orçamento e não se endividar depois. Para dar essas informações e orientar os consumidores, o site utiliza textos explicativos, infográficos e vídeos. “Selecionamos informações da internet e fazemos uma tradução para uma linguagem mais acessível”, acrescenta Prado. “Já estamos testando mais simuladores para uma experiência mais interativa. Em breve também serão criadas mais trilhas”, acrescenta Prado.

Números
O lançamento do site foi em outubro. Com menos de um mês, a Konkero já está com mais de 200 usuários cadastrados e mais de 4 mil fãs no Facebook. “Nossa meta é faturar R$ 2 milhões no ano que vem e ter mais de 500 mil usuários cadastrados”, planeja o empresário. Como o site é gratuito, o lucro será captado por patrocínio e anunciantes ligados ao segmento, como os bancos.

Guilherme Prado - Konkero - Negócios

Contato