Em negocios / noticias-corporativas

Empresário Flavio Maluf informa que Receita abre consultas do lote de 2016

Sistema para Declaração do Imposto de Renda já está em funcionamento aguardando informações dos contribuintes

A restituição do Imposto de Renda é um evento muito aguardado todos os anos. Para Flavio Maluf, apesar do pequeno valor normalmente restituído ao cidadão do valor inicialmente pago em sua própria Declaração de Imposto de Renda, é um dividendo extra bem interessante. Ficando atento às informações disponibilizadas no site da Receita Federal, em poucos minutos é possível verificar a situação de qualquer Declaração de Imposto de Renda analisada e restituída no lote inicial. Para tanto, basta acessar, com documentos em mãos, o site oficial.

Diante da carga tributária exorbitante, o brasileiro incomoda-se todos os anos, com certo pretexto, ao emitir a sua Declaração de Imposto de Renda. Certamente se ele estivesse em condições de pagar bem menos imposto sobretudo diante dos constantes agravos governamentais, amortizaria, de bom grado, um valor bem inferior aos cofres públicos. Mesmo conscientes de que hoje uma quantidade altíssima de impostos é paga direta e indiretamente por todos os brasileiros, entende-se que é preciso o fluxo constante de recursos para que o Estado cumpra as suas obrigações. Com certeza, é necessária uma reforma tributária com urgência para incentivar a cambaleante economia nacional, aponta Flavio Maluf. No entanto, diante do cenário político atual, vislumbra-se que isto é uma tarefa complexa e que só se cumprirá mediante a consumação de um pacto político consistente das principais lideranças partidárias. De qualquer maneira, pelo menos é uma notícia interessante a informação de que a Receita abre consultas do lote 2016 das Declarações de Imposto de Renda que já foram analisadas pelo seu rigoroso sistema tributário.

No momento, o sistema de informação, arquitetado pelo setor de informática da Receita Federal, apresenta desempenho satisfatório. Ou seja, diante das múltiplas possibilidades de consulta, é possível verificar rapidamente se uma declaração já foi restituída através do computador pessoal, notebook, tablet ou smartphone com o uso do aplicativo correto, enfatiza Flavio Maluf. Neste primeiro lote, desde que todos os documentos exigidos na Declaração de Imposto de Renda não apresentem algum tipo de erro ou inconsistência, são imediatamente beneficiados os aposentados, os deficientes e as pessoas que apresentam alguma moléstia grave. Todos os anos, a Receita libera até 7 lotes de restituição, os quais podem ser consultados, sem tanta burocracia, acessando a base de dados da Receita Federal, como já dito.

Flavio Maluf também destaca que a malha fina da Receita é o entrave mais complicado para que qualquer pessoa que deseja receber a sua restituição anual. Para ele, muitos colaboradores da Eucatex, a empresa de madeira que ele preside no momento, por exemplo, estão com as suas declarações retidas por conta de erros relativamente simples. Isto, aliás, é uma dificuldade compartilhada por milhares de cidadãos, que, por pressa ou desatenção, terminam emitindo as suas próprias declarações de maneira inconsistente. Pelo menos, é fácil corrigir este tipo de equivoco nos anos seguintes. Para tanto, basta seguir, à risca, as recomendações da Receita Federal. Para quem foi pego pela malha fina, na Central de Atendimento Virtual, é possível dá os primeiros passos para resolver este problema.

Contato