Em negocios / noticias-corporativas

Luciana Lóssio: o sucesso como Advogada, Ministra e campeã de Hipismo

Conheça um pouco da trajetória de Luciana Lóssio como sumidade do Direito e campeã nas pistas de hipismo

Formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, em 1999, mesmo ano em que conseguiu sua aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil, a Ministra do Tribunal Superior Eleitoral Luciana Lóssio possui uma carreira de sucesso na advocacia, especialmente na área em que optou por se especializar e atuar: o Direito Eleitoral. Além da graduação, a ministra possui ainda três pós-graduações: a primeira em Direito Processual Civil, a segunda em Direito, Estado e Constituição e, recentemente, obteve a pós-graduação em Ordem Jurídica e Ministério Público. Ela também é membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE).

Durante sua carreira como advogada, Luciana Lóssio teve alguns importantes clientes, como diversos governadores e membros do alto escalão do Poder Executivo. Além das conquistas profissionais, a Ministra do TSE também é detentora de importantes conquistas para uma mulher. Foi a primeira advogada do sexo feminino a ocupar o cargo de Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral, no ano de 2011, entrando assim para a história.

A atual ministra do TSE também atuou durante sete anos na Procuradoria Geral da República, onde trabalhou ao lado de dois ex-procuradores gerais da República: Cláudio Fonteles e Geraldo Brindeiro. Durante sua atuação na PGR, Luciana assessorou importantes processos junto ao TSE e ao TSF, sempre de forma brilhante e de acordo com toda a legislação vigente à época.

Tanto como advogada quanto ocupando outras funções no meio jurídico, Luciana Lóssio demonstrou extrema competência e conhecimento em diversas áreas do Direito, além de habilidade para lidar com situações e casos de alta complexidade, qualidades estas que mais do que a credenciam para ser Ministra Titular do Tribunal Superior Eleitoral, mas representam um selo de afirmação de que a cadeira no TSE estará sendo ocupada por alguém de elevado valor, e que em muito contribuirá para o bom funcionamento da instituição. Estas características são de suma importância para o momento de crise política, e ano de véspera eleitoral, em que Lóssio assume como Ministra Titular do TSE.

Nas horas vagas, amazona

Como ninguém é de ferro, Luciana Lóssio também tem um hobby aos finais de semana: o hipismo. Ela começou a aprender a arte da montaria aos seis anos de idade, paixão que, ao longo da vida, soube conciliar com os estudos e a carreira profissional. Tamanha dedicação já lhe rendeu bons frutos, como o título de Campeã Brasileira de Salto Amador, conquistado na Sociedade Hípica de Brasília. Na ocasião, Luciana zerou o percurso por três vezes seguidas, conduzindo sua égua Nikita, e saltando sobre obstáculos com 1,20 m de altura. Para conquistar este título, ela precisou superar 40 cavaleiros entre homens e mulheres.

Contando sempre com o apoio do pai nas pistas de equitação, Luciana também já representou o Brasil em competições de hipismo no exterior.

Superando obstáculos com desenvoltura e competência, seja nas pistas de hipismo ou nos tribunais, Luciana - apesar de toda a experiência já adquirida - é jovem e tem pela frente um longo futuro, no qual poderá ser peça chave para o fortalecimento das Instituições de Direito brasileiras.

Contato