Em negocios

7 filmes da Netflix que todo empreendedor deveria ver para melhorar seu negócio

A coach em imagem e reputação, Nathana Lacerda listou filmes que passam mensagens interessantes sobre empreendedorismo

O Sol é para Todos
(Divulgação )

SÃO PAULO – O empreendedor deve estar sempre aberto para aprender, se atualizar e aprimorar as suas habilidades para se adaptar ao mundo dos negócios e aos desafios.  No entanto, não é só por meios acadêmicos que isso é possível. A Netflix pode ajudar também, com filmes que incentivam e passem lições para o empresário.  

A coach em imagem e reputação Nathana Lacerda listou 7 filmes que podem ajudar a melhorar o seu negócio. Confira:

1. O Sol é Para Todos (1962)

Esse é um filme clássico de 1962, onde um advogado precisa defender um homem inocente de uma acusação. De acordo com a especialista, a mensagem que é transmitida é a que vale a pena defender um ponto de vista, uma ideia, desde que você esteja disposto a seguir adiante e lidar com as consequências. Para começar um negócio, é mais ou menos a mesma lógica. Você tem que acreditar na sua ideia e arcar com os desafios que virão. 

2. Janela Indiscreta (1954)

Outro clássico que mostra como é complicado ter um olhar restrito. Na história, o protagonista não sai de casa para nada e o contato que ele tem com a vizinhança é através de um binóculo. “É por isso que ele não consegue ver as coisas como elas realmente são. Não sair de casa restringe a visão de mundo, diminui as possibilidades”, diz Nathana. O filme reforça a ideia de sair do lugar e olhar para o que não é óbvio, exercitar isso para não viciar o olhar e enxergar uma realidade diferente. O que é essencial para um negócio, essa visão de mundo diferenciada é o que traz uma inovação.

3. Life, Animated (2016)

É documentário sobre um jovem autista que se comunica por meio de filmes da Disney.
“Será que a Disney tinha noção de como seus desenhos ajudariam alguém desta forma? ”, indaga a especialista e aconselha. “Continue a fazer a diferença através da sua mensagem e seus valores, pois é isso que vai mudar a vida de pessoas de uma maneira que você não imagina”. Quando se pensa em construir um negócio, além da parte estrutural é crucial pensar nos valores que você quer passar para os consumidores.

4. Chef (2014)

“É um filme que expõe assuntos como: coragem, resiliência e fazer o que acredita”, comenta Nathana Lacerda. Na história, o Chef desiste de trabalhar em um restaurante e consegue resultados muito bons no seu "food truck" com o uso das redes sociais. Para um negócio dar certo é preciso que antes de tudo você acredite na ideia. Além disso, a forma como você vai divulgar é crucial.

5. Pequena Miss Sunshine (2006)

Na história a menina e toda sua família vão para um concurso de beleza sem se importar com o fato de ela não se encaixar no padrão esperado. De acordo com a especialista a história passa uma lição importante: “Ser você mesmo é o caminho certo, mas é preciso entender o que você busca e adequar a sua "melhor versão" ao que exigem de você”, comenta. O que se relaciona com a construção de um negócio, é preciso criar algo que você tenha afinidade e conhecimento e adequá-lo ao público alvo.  

6. Invencível (2015)

Conta a história de vida de um ex-atleta que foi para a Guerra e acabou sendo aprisionado pelos japoneses. Ele só conseguiu sobreviver pela força de vontade. Para a coach, o filme mostra uma das características mais importantes para se ter sucesso com um negócio: resiliência. 

7. A Teoria de Tudo (2014)

Baseado na história real do Stephen Hawking, o filme é inspirador ao mostrar o quanto podemos conquistar mesmo diante dos obstáculos. O que é essencial para fazer um negócio dar certo. Você deve buscar superar suas dificuldades. “Este filme ajuda a enxergar tudo sob outro ponto de vista. E é isso, é preciso que o empreendedor busque outros pontos de vista perante as situações difíceis que aparecerem”, aponta Nathana Lacerda.

Contato