Atividade do comércio varejista começa 2014 com alta de 1,7%

Dado é referente a dezembro; frente ao mesmo período do ano passado houve crescimento de 5,9%
Por Karla Santana Mamona  
a a a

SÃO PAULO - A atividade do comércio varejista começou 2014 em alta. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas registrou aumento de 1,7%, na comparação com dezembro. já descontados os fatores sazonais.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma expansão de 5,9%.

Os economistas da Serasa Experian explicam que as liquidações de início de ano e as promoções do varejo automotivo, atraindo os consumidores para as concessionárias por conta da virada da tabela do IPI, impulsionaram a atividade varejista neste início de ano.

Somado a isso estão as férias de início de ano que favorece o segmento de combustíveis e lubrificantes. Já a onda de clima quente e seco neste verão, auxila o segmento de material de construção. 

Setores
Entre os segmentos, os dados indicam que móveis, eletroeletrônicos e informática cresceram 7,4% e combustíveis e lubrificantes, com alta de 4,2%. Estes dois puxaram para cima a atividade varejista em janeiro de 2014.

Também com resultado positivo registaram os segmentos de material de construção (1,7%); veículos, motos e peças (1,6%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (1,1%). Apenas o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas acusou queda no seu movimento em janeiro de 2014 (recuo de 0,3% perante dezembro/13), embora tenha crescido 7,4% contra janeiro de 2013.

Deixe seu comentário