Elon Musk apresenta novo meio de transporte “ultrarrápido e barato”, o Loop; conheça

Apesar de o nome ter certa semelhança com o Hyperloop, o novo projeto de Musk é totalmente diferente 

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Em conferência realizada na última quinta-feira (17), o empreendedor Elon Musk apresentou que está trabalhando em um novo meio de transporte “ultrarrápido e barato” para a cidade de Los Angeles, o chamado Loop.

Apesar de o nome ter certa semelhança com o Hyperloop, que transporta pessoas através de cápsulas supersônicas e por gravidade levitacional, eles são completamente diferentes. A ideia do Loop é servir como um transfer subterrâneo de veículo especial com capacidade de até 16 passageiros e de alcançar uma velocidade de até 250 quilômetros por hora. Um de seus principais objetivos é acabar com o trânsito de Los Angeles.

Segundo Musk, o Loop será capaz de percorrer 30 quilômetros, distância, por exemplo, entre o estádio de beisebol Dodgers e o Aeroporto Internacional de Los Angeles, em apenas oito minutos. Inicialmente, o túnel por onde percorrerá o Loop terá extensão de 4,3 quilômetros. Ele será operado através de energia elétrica, sem a emissão de poluentes – um dos poucos pontos comuns que têm com o Hyperloop.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O projeto do Loop está sendo executado com a LA Metro, empresa responsável pelo transporte público da cidade, apesar de não configurar um novo meio de transporte público. Em comunicado, a empresa confirmou a parceria e afirmou que a escavação para o Loop não afetará a expansão do metrô da cidade.

Ele também não deve “concorrer” com o metrô: a proposta é de ter um número maior de estações, não todas grandes como as do metrô; elas devem ocupar o tamanho de uma “vaga” nas vias.

Os planos da Boring Company, empresa de Musk responsável pelo desenvolvimento do projeto, são de cobrar apenas US$ 1 por passageiro, além de permitir que a plataforma de transporte tenha suporte para carros.  No início de maio, Musk publicou em seu Instagram que a construção dos túneis já estavam quase finalizadas, mas, até então, não havia divulgado detalhes como ele operaria.

Continua depois da publicidade

Quer realizar a viagem dos seus sonhos? Invista seu dinheiro. Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos 

Durante a conferência, Musk divulgou um vídeo que simula como o Loop deve funcionar. Assista a seguir, entre os minutos 20’26 e 21’07: