BC faz parceria com Amazon, IBM e Microsoft em prol das fintechs

Laboratório de inovação visa trabalhar os aspectos contemplados na Agenda BC+

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O Banco Central brasileiro anunciou nesta quarta-feira (9) a criação do Laboratório Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) em parceria com a Amazon, IBM e Microsoft. Na prática, o laboratório funcionará como um viabilizador de fintechs em prol da Agenda BC+.

A iniciativa da criação do laboratório é da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), coordenada pelo Banco Central (BC) e apoiada por empresas de tecnologia e especialistas. Ele funcionará como uma incubadora de projetos, explicou o BC no evento oficial de lançamento. 

“Startups, estudantes universitários, pequenas empresas de tecnologia, ou seja, os inovadores, devem entrar no site e propor um plano de negócio, a partir de uma lista de temas e de tecnologias, previamente definidos pela coordenação do Comitê de Gestão do Lift”, explicou a diretora de Administração do BC, Carolina de Assis Barros. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com o presidente do BC, Ilan Goldfajn, a iniciativa visa facilitar a implantação das três frentes da chamada Agenda BC+. Elas são: i) aumentar a cidadania financeira; ii) aprimorar o arcabouço legal que rege a atuação do BC; iii) aumentar a eficiência do sistema financeiro e; iv) reduzir o custo de crédito. 

Em pronunciamento, Ilan definiu o LIFT como um “espaço virtual colaborativo no qual poderão participar fornecedores de tecnologias, agentes da academia e membros da sociedade com vistas à proposição, ao desenvolvimento e à análise de projetos de inovação tecnológica especialmente aplicados à indústria financeira”. 

Pesquisadores e desenvolvedores com ideias que possam ser úteis à Agenda BC+ poderão enviar projetos e terão apoio das parceiras da iniciativa privada para desenvolvê-los. O desenvolvimento dos protótipos será acompanhado por servidores do Banco Central. 

Continua depois da publicidade

“Há um universo enorme a ser explorado e as empresas financeiras apoiadas em soluções tecnológicas, as fintechs, moldarão cada vez mais o modo de concorrência no sistema financeiro”, afirmou Ilan.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney