O que é a Internet das Coisas e como ela mudará o mundo em que vivemos

No programa F5 desta quinta-feira (28), as principais questões que envolvem a Internet das Coisas foram debatidas 

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A possibilidade de integrar seu smartphone à sua casa, seu carro, seu computador e outros dispositivos, criando uma rede conexão capaz de transmitir dados entres si já existe – e tem nome: a Internet das Coisas.

Para Cristiano dos Anjos, vice-presidente de Industry na Schneider Electric e convidado do programa F5 desta quinta-feira (28), ainda que a ideia de termos tudo conectado entre si seja nova, a Internet das Coisas não é uma revolução, mas sim uma evolução: “Somos digitais há 20 anos, quando a conexão, ainda singela, começou a existir. Dizer que ela é uma revolução é ignorar tudo o que construímos até aqui”, disse no programa.

Ela chega impactando e criando novas possibilidades para todos os setores do mercado – no Brasil, especificamente o hospitalar. Uma situação em que ela está inserida é na realização de exames, segundo Cristiano: “Você faz um exame, e esse exame manda rapidamente o resultado para um aplicativo e chega nas mãos do seu médico, e então você é avisado”, explica.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outro que pode se beneficiar da Internet das Coisas é o de alimentos de bebidas, com o crescente interesse das pessoas de saber a proveniência do que consomem.

Assim assim, é importante ter em mente que, para que os negócios consigam, daqui para frente, garantir que seu produto chegue nos consumidores, eles precisam ser digitais – e aqui, a internet das coisas é indispensável. “Ainda existem desafios a ser vencidos, porque ela demanda uma migração para o digital, mudanças. Mas até mesmo o pequeno empresário vai precisar dela para ser sustentável”, disse Cristiano.

Apresentado por Gustavo Cunha, professor de Finanças, sócio do Finlab e especialista em Blockchain, e e Arthur Vieira de Moraes, professor do InfoMoney Educação, o F5 vai ao ar todas as quartas-feiras a partir das 15h. Assista à entrevista completa no player acima. 

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos