Projeto revolucionário de Elon Musk para transporte será implementado no Brasil

Primeiro ponto global do Hyperloop inaugura em 2020

Júlia Miozzo

Publicidade

BELO HORIZONTE* –  Em meio ao trânsito e poluição das grandes cidades, além do caos e superlotações do transporte público, o projeto de Elon Musk, CEO da Tesla, para o futuro da mobilidade é promissor – e, muito em breve, já existirá.

Chamado Hyperloop, ele consiste em uma “cápsula” que viaja através de um tubo com a tecnologia de levitação passiva magnética, permitindo viajar, por exemplo, entre Belo Horizonte e São Paulo em somente 30 minutos.

Não só o menor tempo de viagem, ela também tem outras vantagens: usa menos energia, tem zero emissão de gases e poluentes e ainda é um investimento que se paga no longo prazo, disse o brasileiro Rodrigo Sá, Head de Global Business Development da Hyperloop Transportation Technologies, a empresa por trás do desenvolvimento deste meio de transporte.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O executivo foi o responsável por apresentar o painel “Hyperloop: o futuro da mobilidade” durante a 16ª Conferência Anpei, realizada nestas terça e quarta-feira em Belo Horizonte.

Durante a apresentação, Rodrigo comentou que, especificamente no Brasil, já existem planos de implantação do Hyperloop, mas voltado para o transporte de cargas. “A gente vê um cenário de oportunidade no Brasil, onde o roubo de carga é comum e gera muito prejuízo”, disse. O transporte de carga através desse meio eliminaria os subsídios do governo, acidentes de trânsito, lentidão e principalmente o roubo e desperdício de carga.

“Já estamos em conversas com os governos de alguns estados brasileiros, nosso plano é de desenvolver um centro de P&D de cargas no Brasil”, disse. A resposta das negociações deve aparecer até o final do ano.

Continua depois da publicidade

Primeiro em 2020
O primeiro ponto comercial do Hyperloop que vai operar no transporte de passageiros deve estar pronto já em 2020, segundo Rodrigo, em Abu Dabhi – cuja construção deve começar ainda neste ano. “Está acontecendo agora”, disse Sá.

Na cidade, o Hyperloop terá as seguintes características: “cápsulas” que passam a cada 30 ou 40 segundos em uma estação, cada uma com capacidade para trinta pessoas – permitindo que, em uma hora, 3.400 pessoas sejam transportadas; e a validação de um “bilhete” feita com o próprio smartphone e reconhecimento facial nas catracas, aliviando a criação de filas.

Apesar da alta tecnologia envolvida, o custo de implementação do Hyperloop é de aproximadamente 1/3 do investimento em um trem-bala – além de que, por ter um baixos custos, principalmente de energia, ele se paga em cerca de 20 anos.

“Essa é uma indústria nascendo do zero, é normal que as pessoas não acreditem no início. Mas logo logo todos já poderão ver que é real”, disse.

* A jornalista viajou a convite da Anpei