Nubank lança oficialmente seu programa de fidelidade e novo site

Cada R$ 1 gasto acumula um ponto no Nubank Rewards  

Paula Zogbi

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SÃO PAULO – Foi lançado oficialmente em evento nesta terça-feira, 1, o programa de fidelidade Nubank Rewards, através do qual clientes da fintech acumulam pontos para trocar por descontos na fatura. A participação neste programa está atrelada a uma anuidade de R$ 190, ou mensalidade de R$ 19. 

Criado pelo próprio Nubank, sem parcerias com outros programas de milhagens, o Rewards funciona como uma “borracha” com a qual se “apaga” despesas específicas. Por enquanto, é possível abater gastos com Uber, serviços de streaming, aquisições na Amazon Brasil e compras relacionadas a viagens – cada categoria conta com taxa diferente de conversão.

Só é possível abater gastos completos, então é preciso acumular uma quantidade de pontos antes de começar a usar os descontos. Por outro lado, é possível abater gastos de faturas antigas a partir do momento em que se começa a usar o rewards. Apagar um valor de alguma fatura passada e já quitada gera créditos para usar nas faturas posteriores. 

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Conversão

Cada R$ 1 gasto vale um ponto, mas o valor que pode ser pago através dos pontos varia de acordo com a parceria do Nubank com cada provedora de serviços. Na Amazon, por exemplo, 3 mil pontos abatem uma compra de até R$ 30. No caso da Netflix, qualquer plano é “apagado” com 2.600 pontos. 

Levando a mensalidade e as taxas de conversão em conta, portanto, o programa é vantajoso caso o cliente realmente tenha gastos elevados com o cartão roxinho mensalmente – e, com isso, consiga abater mais de R$ 19 (preço da participação no programa) de cada fatura. Cálculos do próprio Nubank, usando a taxa de conversão de viagens (1%), demonstraram que o mínimo mensal em gastos para que o programa “se pague” é R$ 1.583, no caso da assinatura anual

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Além da plataforma simples e da conversão que não passa pelo câmbio do dia, outra vantagem do programa é que a pontuação não tem data de expiração: é possível guardar pontos pelo tempo de preferência sem prejuízos.

Novos clientes com mais gastos

Segundo Cristina Junqueira, co-fundadora da empresa, a ideia do programa não é lucrar com a tarifa em si, mas trazer à base de clientes pessoas com gastos mensais mais elevados que sentiam falta de um programa de milhagens. “Era uma das coisas que as pessoas mais sentiam falta”, disse, em evento de lançamento para a imprensa. 

Em testes desde setembro do ano passado e com lista de interesse aberta no início de julho, o programa é oficialmente integrado ao aplicativo de qualquer cliente interessado a partir desta terça-feira. Assim que usar o cartão, o cliente que contratou o serviço já receberá seus pontos no app automaticamente.

Durante o período de testes, o Nubank descobriu que, para fazer valer a tarifa do programa de pontos, os clientes participantes do Rewards também aumentavam seu tíquete médio de gastos mensais. “Vai contribuir fatalmente para a nossa receita”, garante Junqueira. 

Vale lembrar que o Rewards é opcional. Clientes do roxinho que optarem por ignorar o programa de fidelidade seguem sem pagar taxa fixa de anuidade, e o cancelamento poderá ser feito a qualquer momento pelo próprio aplicativo. 

Novo site

Além do programa de fidelidade, o cliente que entrar no site do Nubank a partir de agora terá outra surpresa: a companhia liberou um novo visual para a página de desktop – que era o mesmo desde 2014. “Fizemos esse site em 3 semanas e nunca atualizamos, por estarmos sempre focados no mobile. Agora finalmente aconteceu”, comemora Cristina.

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Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney