Brasileira Totvs lança Carol, robô que vai aprender os seus hábitos e pode “roubar” empregos

Um dos usos da plataforma é “prever o futuro“ para evitar perda de dinheiro  

Paula Zogbi

robot hand

Publicidade

SÃO PAULO – A brasileira Totvs, maior empresa de software da América Latina, lançou nesta terça-feira a Carol, plataforma de inteligência artificial e dados que promete eficiência e automatização para os clientes das companhias clientes. A função principal da assistente é analisar e organizar dados para auxiliar na gestão de empresas.

Seguindo a tendência dos nomes femininos para assistentes de inteligência virtual, a Carol é uma espécie de Siri ou Coltrana, mas cujos esforços são voltados ao entendimento do comportamento de clientes, e não de um único usuário. Também à exemplo desses robôs, a Carol usa reconhecimento de linguagem natural para “conversar” com seus usuários.

Ela pode ser aplicada, de acordo com a Totvs, na gestão de empresas de pequeno a grande porte, e será adaptada para cada um dos casos. Isso significa, no limite, substituir mão de obra humana em coleta e análise de dados. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Todos os dados disponibilizados pelos clientes da Totvs serão usados pela Carol para construir seu “cérebro”. A partir dessas informações, ela traça perfis, estratégias e até planos de ação: uma universidade pode usar a ferramenta para descobrir quais de seus alunos podem estar perto de evadir do curso a partir de seus dados de frequência, atrasos de pagamento e até mesmo distância entre o endereço de moradia e os aposentos da instituição.

Embora tenha sido lançada hoje, a Carol já está em testes por cerca de 30 a 40 empresas clientes de outros produtos da Totvs. Com os testes, desenvolve-se o machine learning e a previsão de ações – como em todos os produtos de inteligência artificial, a Carol se desenvolve à medida em que se alimenta de dados.

Em outra aplicação, a ferramenta pode ser usada para descobrir dados de vendas de determinados produtos na região onde se encontra um varejista e, com isso, criar um plano de vendas mais eficiente para esses itens. Podem ser captadas informações sobre demanda, preços na região, sazonalidade, entre outros.

Continua depois da publicidade

Segurança

Por ter como base de funcionamento os dados muitas vezes sigilosos de usuários pessoa física, a Carol terá opções diferenciadas de pacotes: o cliente pode optar por ter seus dados disponibilizados apenas internamente à empresa ou distribuídos anonimamente aos demais usuários dos serviços Totvs. A empresa diz que não oferece essas informações fora desses dois escopos.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney