Fundador da Óticas Carol se une a empresário e cria ótica online QÓculos

Em entrevista para o InfoMoney, Odilon conta que a transição do mercado de lojas físicas para o online foi motivada pela busca por inovação

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O fundador da Óticas Carol, Odilon Santana Neto, deixou o mercado de varejo tradicional e fundou, junto de Rafael Galdino, a QÓCulos, ótica online que neste ano dobrou de tamanho.

Em entrevista para o InfoMoney, Odilon conta que a transição do mercado de lojas físicas para o online foi motivada pela busca por inovação. “Esse é um mercado muito grande a ser explorado”, disse. Desde que foi fundada, em 2013, a QÓculos se tornou uma das três maiores empresas de ótica do e-commerce brasileiro e foi a melhor avaliada pelos consumidores do setor.

Frente à concorrência, a dupla garante que o reconhecimento é merecido: “nós temos uma diferença das demais óticas online, que é nosso atendimento ao cliente. Na nossa plataforma, listamos as avaliações dos clientes e todos conseguem vê-la, e também temos três canais de atendimento. Nos diferenciamos no tempo de resposta”, explicou Rafael.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A mudança dos espaços físicos para o e-commerce, entretanto, não foi tão simples. Odilon explica que uma das dificuldades aconteceu pois a experiência de compra nas plataformas online é diferente. “Temos que oferecer maior quantidade de informações. Nós também oferecemos comparação dos modelos de óculos e até o serviço de consultora de estilo”, explicou, contando mais um dos diferenciais da plataforma. Além disso, o sortimento de produtos para a loja e o atendimento, já comentado, também precisaram ser revistos por conta das diferenças do mundo online.

“Nossas maiores dificuldades seriam na logística, mas conseguimos atender todo o país através de parceiros. Esse é um desafio superado”, disse.

Odilon e Rafael também fundaram a marca própria de óculos do e-commerce, a Hip7, que já é responsável por 95% das vendas do site. A expectativa para os próximos anos é de dobrar o faturamento anualmente, além de mudar um hábito dos brasileiros: “Queremos que os óculos de grau passem a ser vistos não como uma necessidade, mas sim como um acessório de moda”, disse Neto.

Tópicos relacionados