Cientistas descobrem novo planeta parecido com a Terra e próximo do Sistema Solar

Descoberta foi relatada pela revista Nature1 e alegrou os cientistas já que o planeta pode ser a possibilidade de vida mais perto do nosso Sistema Solar

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Cientistas descobriram na órbita da estrela Próxima Centauri – a mais próxima do Sol – um novo planeta, nomeado ”Próxima B” que é rochoso e oferece condições que permitiriam a existência da água em estado líquido. A descoberta foi relatada pela revista Nature1 e alegrou os cientistas já que o planeta pode ser a possibilidade de vida mais perto do nosso Sistema Solar.

“A busca por vida fora da Terra começa agora”, diz Guillem Anglada-Escudé, astrônomo da Universidade Queen Mary de Londres e líder da equipe que fez a descoberta. A primeira exploração sobre o planeta prevê a construção de frotas de pequenas sondas interestelares de propulsão a laser e deve acontecer nas próximas décadas.

Os dados coletados a partir de dois telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) foram analisados por uma equipe de cientistas entre 2000 e 2014, além de observações feitas entre janeiro e março de 2016.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A equipe concluiu com as observações que o Próxima B orbita a Próxima Centauri a cada 11,2 dias a uma distância de cerca de 7,5 milhões de km de sua estrela, cerca de 5% a distância entre a Terra e o Sol. O planeta tem uma massa equivalente a cerca de 1,3 vez a da Terra.

Apesar de ser a estrela mais próxima de nós, a Proxima Centauri fica a uma distância de 4,2 anos-luz do nosso Sistema Solar. E assim, com a tecnologia atual, uma viagem ao novo planeta demoraria milhares de ano.

“Ser bem-sucedido na busca do planeta terrestre mais próximo fora do Sistema Solar foi uma experiência de uma vida, e resultou da dedicação e da paixão de vários pesquisadores internacionais. Esperamos que essas descobertas inspirem futuras gerações a continuarem procurando além das estrelas. A busca por vida no planeta Proxima b vem em seguida”, afirmou Anglada-Escudé.

Continua depois da publicidade

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.