Facebook constrói drone gigante com asa do tamanho de Boeing; veja vídeo

A aeronave faz parte do plano de Mark Zuckerberg de levar a internet para todos os indivíduos do planeta

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – O Facebook anunciou hoje o sucesso do primeiro voo realizado pela Aquila, um drone (aeronave não tripulada, guiada por controle remoto) de longa distância movido a energia solar. Com asas do tamanho de um Boeing 737 e pesando o terço de um carro de porte médio, o drone tem como objetivo levar o acesso à internet a regiões distantes do globo.

No primeiro teste o drone superou as expectativas, ficando no ar por 90 minutos, o triplo do planejado inicialmente. O consumo de energia também teve bons resultados, uma vez que alcançou 2 mil watts, quantidade considerada relativamente baixa para um voo de altitude.

Pelo fato de não voar muito rápido, Zuckerberg espera que o Aquila consuma o mínimo de energia possível, de modo a permanecer por mais tempo no ar distribuindo internet aos usuários.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, os engenheiros destacam a presença de um sistema de transmissão a laser capaz de emitir dados em dezenas de gigabits por segundo, algo dez vezes mais rápido do que qualquer coisa já criada.

A companhia acredita que se conseguir manter o drone no ar por um período de 90 dias, terá nas mãos uma nova tecnologia fundamental para expandir o acesso à internet a indivíduos do mundo todo.

Confira o vídeo do teste realizado nesta quinta-feira: