Robô consegue anular 160 mil multas de trânsito em Nova York e Londres

Chamado DoNotPay, o robô funciona como um ''chatbot'' e foi criado por um jovem de apenas 19 anos

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Um robô criado para anular multas de trânsito conseguiu com que 160 mil delas não fossem aplicadas desde 2015, quando ele foi lançado em Londres. Além da capital inglesa, ele também está disponível na cidade de Nova York, onde já foi utilizado mais de 9 mil vezes desde março.

Segundo informações do portal Venture Beat, o robô DoNotPay foi criado por Joshua Browder, jovem de 19 anos.

Ele funciona como um “chatbot”, aplicativo de inteligência artificial que interage com os humanos através de um chat. Assim, para contestar uma multa os usuários devem iniciar uma conversa com o robô, que vai fazer perguntas sobre o momento em que a multa foi aplicada. A partir dessas informações, ele informará se a multa está ou não correta e indica o que o multado deve fazer em seguida.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Eu acredito que as pessoas que recebem multas de trânsito são as mais vulneráveis na sociedade. Elas não querem ir contra a lei”, disse o criador ao portal. “Acho que elas estão sendo exploradas como uma fonte de receita pelo governo local”.

Ainda neste ano, o serviço também deve estar disponível na cidade de Seattle, nos Estados Unidos.

Outros robôs
Além do DoNotPay, Browder está trabalhando em outros três robôs, que também funcionarão como chatbots. Um deles é voltado para os portadores de HIV e vai ajuda-los a entender quais são os seus direitos; o outro vai auxiliar pessoas cujos voos tiveram atraso superior a quatro horas a receberem recompensa; o terceiro, por fim, vai ajudar refugiados a encontrar asilos.