Depois de carros elétricos e Marte, nova aventura de Elon Musk é em robôs domésticos

Elon Musk está trabalhando em um grupo de Inteligência Artificial para construir um robô que faz tarefas domésticas

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Líderes de um grupo sem fins lucrativos focado em desenvolvimento de Inteligência artificial, o OpenAI, estão desenvolvendo um “robô físico para realizar trabalho doméstico básico”. Entre os nomes envolvidos está o do CEO da Tesla, Elon Musk.

A ideia foi apresentada em um texto de blog assinado por Ilya Sutskever, diretor de pesquisa do grupo, Greg Brockman, CTO, Sam Altman, presidente da startup Y Combinator e o próprio Musk, que também é CEO da empresa SpaceX.

“Acreditamos que a aprendizagem de algoritmos pode eventualmente se tornar confiável o suficiente para criar um robô para propósitos generalistas”, diz a mensagem, que prega a construção da Inteligência Artificial como parte de uma “comunidade mais extensa”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dentre os planos para essa tecnologia, os autores do texto esperam construir um sistema inteligente o suficiente para compreender a linguagem humana. “Hoje há algoritmos promissores para tarefas de linguagem supervisionadas como respostas a perguntas, análise sintática e tradução, mas não existe nenhum para metas linguísticas mais avançadas, como a possibilidade de manter uma conversa, entender completamente um documento e de seguir instruções complexas em uma linguagem natural”, segue o texto.

Preocupação

O interessante sobre a participação de Musk nesse projeto é que ele mesmo tem ressalvas a respeito das possibilidades da Inteligência Artificial. No ano passado, um grupo financiado pelo empreendedor passou a pesquisar os riscos ligados ao desenvolvimento de máquinas inteligentes

Continua depois da publicidade

Em outubro do mesmo ano, Musk chegou a dizer que testar esse tipo de tecnologia é “invocar o diabo”, e que é uma das maiores ameaças ao ser humano. Tendo em vista que a nossa dominação se dá por meio da inteligência, criar máquinas mais inteligentes que pessoas ameaça a manutenção do controle que temos do planeta.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney