“Trem supersônico” que poderá transportar pessoas a 1.200 km/h realiza primeiro teste

O trem deve ser mais rápido que aviões, podendo viajar de Los Angeles a São Francisco, um percurso de 600 quilômetros, em meia hora

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A startup norte-americana Hyperloop One, dona de uma tecnologia que pode revolucionar os meios de transporte existentes, realizou o primeiro teste do protótipo do tem Hyperloop em Las Vegas, no início de maio.

A ideia do Hyperloop é fazer com que as pessoas sejam transportadas por meio de “cápsulas” que passarão por tubos a uma velocidade superior à dos aviões, de aproximadamente 1.200 km/h. No teste realizado, segundo informações da BBC Brasil, o protótipo do trem atingiu 187 km/h em 1,1 segundos.

O projeto é coordenado por Elon Musk, CEO da montadora de carros Tesla e da startup SpaceX. A estimativa é de que o trem comece a operar já em 2021, alcançando a velocidade de 1.200 km/h em 2019. Nesse padrão, seria possível viajar de Los Angeles a São Francisco, um percurso de 600 quilômetros, em apenas 30 minutos.

Continua depois da publicidade

A tecnologia utilizada para que isso seja possível é a de propulsão: o tubo por onde as cápsulas-trem passam é de baixa pressão atmosférica e elas são transportadas por levitação magnética. Ela foi idealizada por Musk em 2013 e, já em 2014, a Hyperloop foi criada.

“Junto de nossos parceiros, nós vamos criar novos projetos e oportunidades para solucionar os desafios de transportes ao redor do mundo através da tecnologia, serviços e expertise que representamos em conjunto”, disse o CEO da startup, Rob Lloyd, em comunicado. “O momento é certo para trazer novos pensamentos para antigos problemas e atrelar novas tecnologias e serviços para criar um salto nos meios de transportes”.

Confira o vídeo do teste: