YouTube cria concorrente para o Messenger/WhatsApp

Ninguém precisará sair do app de vídeos para conversar

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O YouTube lançou, na última quarta-feira, um serviço de chat que pode ter consequências diretas ao Facebook, dono do Messenger e do WhatsApp. Trata-se do “native sharing”, uma forma de compartilhar vídeos diretamente da plataforma e conversar sobre os mesmos (ou sobre qualquer outra coisa).

Para facilitar os compartilhamentos de vídeos e não ser mais necessário copiar links, alguns usuários passaram a contar com o recurso e já podem convidar amigos para janelas de conversa dentro do próprio app móvel do YouTube. É possível criar conversas em dupla ou grupos maiores.

Ao Wired, o diretor de produtos do YouTube Shimrit Ben-Yair disse que a ideia surgiu de um pensamento simples: se as pessoas não tiverem tanto trabalho para compartilhar, elas vão compartilhar ainda mais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A ferramenta aparece em meio a tentativas agressivas do Facebook de “roubar” a função da plataforma de vídeo. Com reprodução automática de vídeos publicados diretamente pelo Facebook e “playlists”, a rede social busca manter em seus apps a audiência que antes precisava ir aos aposentos do Google para assistir a esses conteúdos.

O Snapchat e, mais recentemente, a Amazon também entram nessa briga. Por isso mesmo, torna-se cada vez mais urgente ao YouTube criar maneiras de manter seus usuários – e, assim, atrair mais anunciantes e mais dinheiro.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney