O que virá depois do Netflix? Fundadores do Videolog explicam

Para o fundador do Videolog, primeira plataforma de vídeos online do Brasil, Edson Mackeenzy, o modelo do GloboPlay é o futuro

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Alguns anos atrás, ninguém esperava que o Netflix seria uma das empresas mais revolucionárias do entretenimento e que incomodaria tanto as empresas de TV a cabo. Hoje, a empresa possui mais de 75 milhões assinantes em todo o mundo, sendo o Brasil o segundo país com maior número de assinaturas.

E não é apenas o Netflix. Os outros serviços de streaming também caíram no gosto das pessoas: Spotify, HBO Go, Tidal, e os demais fazem sucesso em todo o mundo.

Em meio a esse fenômeno, a pergunta que surge é: o que vem depois? Se o streaming veio para abalar as estruturas tradicionais da televisão, existirá algo capaz de fazer o mesmo com ele? “A tecnologia do streaming pode ser passageira”, disse Ariel Nascimento, cofundador do Videolog e atual dono da plataforma Celebryt’s em entrevista ao InfoMoney.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele explicou que, tomando o Netflix como exemplo, o que a diferencia é o conteúdo próprio que produz, séries e filmes que são sucesso em todo o mundo. Em termos de tecnologia, o streaming não é mais novidade: “essa tecnologia já é uma commodity”, explicou. “O que vai dar valor às empresas é o conteúdo”.

Edson Mackeenzy, também fundador do Videolog e atual dono da iMasters, concorda com o argumento do antigo sócio. “A tecnologia do streaming hoje é só um meio de comunicação para viabilizar a entrega do conteúdo. Não é mais tão importante”.

Ariel ressalta que o sucesso dos “youtubers” na internet é também um reflexo desse argumento. “Um mercado de produção de conteúdo paralelo e exemplar é o do YouTube. Eles produzem entretenimento pra todos os públicos, normalmente conteúdo próprio e de alta qualidade”.

Continua depois da publicidade

Futuro
No final do ano passado, a Globo lançou a sua própria plataforma de conteúdo de streaming: agora é possível assistir, gratuitamente, às novelas e programas da emissora através do computador ou no aplicativo do dispositivo móvel. Serão transmitidos programas ao vivo e disponibilizados os que já foram exibidos.

“A ideia do GloboPlay é revolucionária porque ela pensa em entregar o mesmo conteúdo de uma forma mais dinâmica. Essa é uma tecnologia que eu consigo ver no futuro”, explicou Mackeenzy. “A televisão aberta hoje não consegue restringir conteúdo, que é a maior demanda do público. O conteúdo privado tem maior qualidade por isso, a pessoa assiste o que quer e quando quer”, terminou.

O cenário ideal
Um dos possíveis problemas do Netflix e dos demais serviços de streaming é a questão do consumo da internet: com as propostas das operadoras de internet de limitar o consumo de dados na internet fixa, a grande preocupação foi sobre como seria possível usar o serviço por horas sem que a internet acabasse – e para Ariel esse é um ponto que precisa ser melhorado.

“Eles precisam continuar disponibilizando conteúdos interessantes, mas que resolva a questão do tamanho dos vídeos e do quanto consomem de internet”, explicou.

Mazkeenzy, por sua vez, explicou que é difícil imaginar um cenário ideal quando se diz respeito a isso: “É muito complexo prever se precisaremos da internet no futuro”, disse.