Unilever é a melhor empresa do País no desenvolvimento de lideranças

Companhia ficou à frente da 3M e da IBM, que alcançaram a segunda e a terceira colocações no ranking nacional do Hay Group

Eliane Quinalia

Publicidade

SÃO PAULO – A Unilever foi considerada a melhor empresa do País para desenvolvimento de lideranças, segundo aponta um recente estudo da consultoria Hay Group. De acordo com a pesquisa Best Companies for Leadership, que classifica e examina as melhores empresas para liderança no cenário nacional, a organização ficou à frente inclusive da 3M e da IBM, que alcançaram, respectivamente, a segunda e a terceira colocações no ranking nacional.

“As melhores empresas reconhecem que a inovação é a chave para seu crescimento e sobrevivência em um mercado global cada vez mais competitivo”, afirma a gerente e líder da prática de Leadership & Talent do Hay Group América Latina, Glaucy Bocci.

Segundo ela, as eleitas pela pesquisa costumam promover uma cultura que incentiva a paixão pela inovação.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No Brasil
Ainda na avaliação nacional, outras companhias também ganharam lugar de destaque na pesquisa da Hay Group, justamente por apresentar mais inovação, graças aos seus talentos.

O ranking das dez empresas mais bem avaliadas do Brasil segue abaixo:

Ranking Brasil
Posição Empresa
1 Unilever
2 3M
3 IBM
4 General Electric
5 Telefonica
6 Ambev
7 Petrobras
8 Itaú Unibanco
9 Santander
10 Pepsico
Fonte: Hay Group

No mundo
Já no que diz respeito às 20 melhores companhias de todo o mundo no desenvolvimento de lideranças, o levantamento destacou a General Electric em primeiro lugar e a Procter & Gamble e IBM, na segunda e terceira colocação:

Continua depois da publicidade

Ranking Global
Posição Empresa
1 General Electric
2 Procter & Gamble
3 IBM
4 Microsoft
5 Coca-Cola
6 McDonald’s
7 Accenture
8 Wal-Mart Stores
9 Johnson & Johnson
10 Unilever
11 Toyota
12 Nestlé
13 3M
14 Southwest Airlines
15 Exxon Mobil
16 PepsiCo
17 Siemens
18 Shell
19 Dow
20 FedEx
Fonte: Hay Group

Para quem não sabe, as companhias eleitas pelo estudo se destacam por criar ambientes e processos que permitem o desenvolvimento da inovação. Desta forma, entre as 20 avaliadas, todas relataram que seus líderes celebram a inovação.

Inovação em vista
O estudo também mostra que as melhores empresas do ranking lançam uma ampla rede de ideias para levar seus talentos a pensarem de forma mais ampla. Neste ponto, todas as organizações do ranking afirmaram oferecer oportunidades estruturadas para que seus colaboradores mais jovens promovam inovações, em comparação a 68% das demais empresas.

O mesmo pode ser observado ainda com relação ao desenvolvimento de pessoas. “Das empresas consultadas, 95% delas afirmaram que seus líderes seniores dispõem de tempo para desenvolver pessoas e cerca de 90% disseram que seus líderes trabalham ativamente para que os colaboradores entendam as estratégias da empresa a longo prazo”, revela o estudo, que informa que, nas demais empresas, tal prática ocorre, respectivamente, em 48% e 53% das organizações.

“A inovação se tornou um importante diferencial em todo o mundo. Por isso, as organizações estão investindo no desenvolvimento de pessoas e na celebração da diversidade e colaboração”, explica Glaucy.

A pesquisa
Realizada pelo Hay Group desde 2005, a pesquisa foi respondida de forma on-line neste ano por quase 7 mil pessoas, de 2.300 organizações de todo o mundo. Na divisão por regiões, 11% dos respondentes eram da América do Norte, 31% da América Latina, 21% da Ásia/Oceania/África, 35% da Europa e 2% do Oriente Médio.