Em negocios / grandes-empresas

Teste que viralizou no Facebook vazou dados sensíveis de milhões de usuários

Participaram do teste mais de 6 milhões de usuários do Facebook, mas, desse total, somente metade concordou em ceder suas respostas aos pesquisadores

Facebook
(weedezign / Shutterstock.com)

SÃO PAULO – Um teste do Facebook que viralizou entre os usuários no ano passado vazou dados sensíveis de mais de 3 milhões de usuários para terceiros não-autorizados, aponta uma reportagem do portal New Scientist. Os dados vazados incluem a idade, gênero e status de relacionamento dos usuários, mas não seus nomes. Parte deles também teve algumas publicações vazadas.

Chamado myPersonality, o teste pedia o consentimento dos usuários para compartilhar suas respostas com pesquisadores autorizados através de um site colaborativo. O New Scientist, descobriu, entretanto, que os dados podiam ser acessados por um login e senha que podiam ser encontrados “em menos de um minuto” em uma busca na internet por qualquer pessoa.

Participaram do teste mais de 6 milhões de usuários do Facebook, mas, desse total, somente metade concordou em ceder suas respostas aos pesquisadores.

A equipe por trás do aplicativo, segundo o The Verge, autorizava qualquer pesquisador que concordasse em usar os dados anonimamente a cadastrar-se para acessar as informações coletadas. No total, 280 pessoas conseguiram acesso autorizado, incluindo funcionários do Facebook e de outras grandes empresas de tecnologia.

Um dos pesquisadores que teve acesso foi Aleksandr Kogan, que também estava envolvido no caso da Cambridge Analytica. Antes de envolver-se no escândalo, ele fez parte do projeto do teste myPersonality. Ao New Scientist, o Facebook afirmou que o aplicativo está sendo investigado e que será banido caso haja evidência de que houve uso indevido de dados.

Nesta segunda-feira (14), o Facebook informou que suspendeu temporariamente 200 aplicativos da rede social após investigação sobre o uso indevido de dados. O myPersonality está entre eles.

Contato