Em negocios / grandes-empresas

PayPal fecha parceria com bancos nos EUA e passa a oferecer cartões, depósitos e empréstimos

Os clientes eu aderirem aos serviços terão que pagar algumas taxas 

Pagamento PayPal
(Reprodução/YouTube)

SÃO PAULO – A empresa de pagamentos PayPal anunciou que está expandindo seus serviços financeiros e passa a oferecer cartões de crédito e débito, depósito de cheques e empréstimos para consumidores dos EUA. 

Para cada serviço novo a empresa fechou parcerias com pequenos bancos americanos que vão fornecer esses três novos itens para o cliente. Essa medida foi necessária porque a empresa não possui uma licença legal para fazer operações bancárias, então cuidará somente da parte de atendimento e administrativa. Por isso, a emtoissão de cartões, empréstimos e processamento dos depósitos fica nas mãos de bancos parceiros em diferentes estados dos EUA.

Segundo o comunicado, os clientes eu aderirem aos serviços terão que pagar algumas taxas. Por exemplo, por meio de uma foto com smartphone é possível depositar um cheque na sua conta Paypal, mas o cliente terá que pagar 1% do valor total do cheque para a empresa. Para fazer saques em caixas eletrônicos também será necessário para um valor ainda não definido. Não há taxas mensais ou exigência de saldo mínimo para os novos serviços.

 A empresa explica que o objetivo da empresa é atender os usuários que não têm contas bancárias em outros lugares e dar acesso à economia digital. "Se você não tem uma conta bancária, não pode fazer um passeio de Uber, não pode ficar em um quarto no Airbnb, por exemplo", disse Bill Ready, diretor de operações do PayPal, ao 9to5Mac

Ele acrescentou que trabalhar com vários bancos diferentes permite que o PayPal leve os produtos aos consumidores mais rapidamente e que a empresa não tem intenção de se tornar um banco. Ele disse ainda que, se os usuários que já usam PayPal já têm contas bancárias, então esses “novos serviços não são para eles”.

No final do ano passado, o PayPal também começou a oferecer aos usuários acesso a serviços automatizados de poupança e investimento nos EUA  por meio de uma parceria com a startup de tecnologia financeira Acorns Grow Inc.

Segundo o comunicado não há previsões desses serviços se expandirem para outros países, incluindo o Brasil, por enquanto. 

Quer parar de depender dos bancos para seus investimentos e lucrar mais? Abra uma conta na XP.

Contato