Em negocios / grandes-empresas

Intel volta atrás e afirma que atualizações para falhas de segurança vão prejudicar dispositivos

Não somente os processadores da Intel foram afetados: a Apple também confirmou no início do mês que seus iPhones, iMacs e iPads também foram atingidos

Intel
(Shutterstock)

SÃO PAULO – As recém-descobertas falhas de segurança da Intel receberam atualizações de correção que prometem consertá-las e que, de acordo com a empresa, não comprometeriam a velocidade dos chips. O CEO da empresa, Brian Krzanich, entretanto, voltou atrás na afirmação.

Nesta segunda-feira (8) durante a CES 2018, que acontece em Las Vegas, ele afirmou que o desempenho dos computadores pode ser afetado após a atualização: “O impacto das atualizações na performance depende muito da carga de trabalho. Esperamos que alguns dispositivos tenham um impacto bem maior que os outros”, disse, sem especificar quais podem ser mais impactados.

Inicialmente, foi estimado por especialistas de segurança que as atualizações prejudicariam o desempenho entre 5% e 30%, causando lentidão, mas a própria Intel e outras empresas de tecnologia refutaram a afirmação.

A promessa da Intel é de que todos os chips produzidos nos últimos cinco anos vão receber atualizações que contornam o problema, sendo que a primeira atualização foi lançada neste domingo (7). Essa atualização “imunizaria os sistemas de 90% dos produtos apresentados nos últimos 5 anos”.

Chamadas Meltdown e Spectre, as brechas de segurança são graves. A primeira quebra o isolamento entre os aplicativos de usuários e o sistema operacional, permitindo que hackers e programas maliciosos acessem a memória dos dispositivos e tenham acesso às informações presentes nele. Já a segunda afeta somente a segurança dos aplicativos: quando um é invadido, todos os demais aplicativos no dispositivo também ficam vulneráveis à invasões.

Não somente os processadores da Intel foram afetados: a Apple também confirmou no início do mês que seus iPhones, iMacs e iPads também foram atingidos.

Quer investir melhor seu dinheiro? Abra sua conta na XP Investimentos.

Contato