Em negocios / grandes-empresas

Facebook descontinua um de seus projetos mais recentes que "fracassou"

Assistente digital do Messenger, a M, deixará de existir no próximo dia 19

Messenger
(Yeamake / Shutterstock.com)

SÃO PAULO – Um dos projetos mais recentes do Facebook foi descontinuado nesta semana. Se trata do M, assistente digital personalizada do Messenger criada para concorrer com a Siri, da Apple, e o Google Assistente.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (8), uma porta-voz do Facebook explicou: “Nós lançamos esse projeto para aprender o que as pessoas precisam e esperam de um assistente, e aprendemos muito. Estamos usando esses insights poderosos para alimentar outros projetos de Inteligência Artificial do Facebook”.

A assistente foi anunciada em agosto de 2015 e usava inteligência artificial e instrutores humanos para responder questões dos usuários do Messenger. Era possível pedir recomendações de livros, pedir para que uma reserva de hotel ou restaurante fosse realizada, entre outras possibilidades.

O serviço deixará de existir oficialmente no dia 19 de janeiro, sexta-feira da próxima semana, mas a vertente de sugestões da M, que sugere respostas e questões a serem feitas e conversas do Messenger, continuará existindo.

A M foi lançada no Brasil há poucos meses, em outubro de 2017, e em outros inúmeros países. Fontes próximas ao Facebook, entretanto, contaram ao portal Business Insider que ele nunca chegou a alcançar “mais de dois mil” usuários do Facebook. Hoje, a rede social tem mais de 1,37 bilhões de usuários ativos por dia. 

Contato