Em negocios / grandes-empresas

Quiksilver anuncia compra milionária da rival Billabong

A fusão foi anunciada nesta sexta-feira (5)

Surfe
(Shutterstock/Jorge A. Russell)

SÃO PAULO – Uma das marcas de roupas de surfe mais conhecidas no mundo, a Quiksilver, anunciou nesta sexta-feira (5) que vai comprar a sua principal concorrente, a Billabong. Segundo o portal CNN Money, a compra ficou estimada no valor de US$ 300 milhões.

O acordo une duas empresas muito populares no ramo de vestimenta esportiva, que começaram na Austrália há 40 anos e utilizaram a cultura do surfe para vender roupas ao redor do mundo.

O pico de popularidade das marcas aconteceu nos anos 90, mas depois passaram a enfrentar sérios problemas financeiros. Em 2013, por exemplo, a Billabong fechou o ano com grandes perdas. A Quiksilver, por sua vez, pediu falência em 2015, mas recebeu ajuda da Oaktree Capital Management, uma empresa de investimentos especializada em comprar companhias com dificuldades financeiras para então recupera-las.

Agora, a Oaktree está adicionando a Billabong ao seu portfólio. Juntas, as empresas terão mais de 600 lojas em 28 países. De acordo com o portal, desde o anúncio da fusão as ações da Billabong subiram mais de 2% em Sidney e, quando todo o acordo estiver concluído, a empresa será deslistada da bolsa australiana.

Contato