Em negocios / grandes-empresas

O fim da Crocs pode estar próximo

Perda de batalha por patente pode ser um dos últimos respiros da marca de calçados

SÃO PAULO – Na última semana, a Crocs perdeu uma batalha judicial que pode significar um de seus últimos respiros. Trata-se da argumentação de patente que vinha movendo durante anos contra rivais que usavam a mesma modelagem com a qual a empresa de calçados ficou famosa em produtos próprios nos Estados Unidos.

A Agência de Patentes e Marcas Registradas do país entendeu que o design da Crocs não é original e disse que outra empresa havia solicitado patente para o mesmo modelo um ano antes da empresa. Essa batalha teve início contra a USA Dawgs em 2006.

A Crocs disse ao Footwear News que pretende apelar da decisão e “continuar a reforçar seu portfólio de propriedade intelectual agressivamente contra aqueles que se apropriam injustamente da boa vontade e reputação da Crocs”.   

Mau momento

Nos próximos 2 anos, a companhia pretende fechar 160 das suas 560 lojas, em meio a vendas decrescentes. No último trimestre, a receita caiu em 3,3% e, no anterior, a queda foi superior a 10%.

Impedir a venda de calçados semelhantes - e, muitas vezes, mais baratos - poderia ser uma forma de retomar o fôlego de uma empresa que sobrevive de originalidade.

Crocs- Marcas famosas negócios
(Divulgação)

Contato