Você sabe se o seu banco financia a produção de armas ou se preocupa com a sociedade?

Nova plataforma irá permitir que consumidores conheçam melhor as instituições financeiras e o que eles fazem pela sociedade

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta quarta-feira (11), o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) irá lançar a versão brasileira do GBR 2015 (Guia dos Bancos Responsáveis). O guia tem como objetivo tornar público os impactos das instituições financeiras na sociedade.

Realizado pelo Idec desde 2010, o projeto é fruto da coalização internacional de sete países (Brasil, Indonésia, Holanda, França, Bélgica, Japão e Suécia), que também realizam o “Fair Finance Guide International” (Guia Internacional de Finanças Responsáveis), coordenados pela Oxfam Novib (confederação que inclui 17 organizações trabalhando por meio de parcerias e em comunidades em mais de 90 países).

A plataforma online engloba a pesquisa de estudos de práticas bancárias, como abertura de contas, contratação de crédito e quitação antecipada de crédito, feita pelo Idec, e o trabalho de análise de políticas socioambientais dos seis maiores bancos brasileiros (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC Itaú e Santander) por meio da análise de relatórios anuais e de sustentabilidade, políticas de risco e outras informações e documentos publicados por essas instituições financeiras.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O resultado, que pode ser acessado no site da associação, aborda treze grandes temas: armas, transparência; impostos; alimentos; meio ambiente; mudanças climáticas, geração de energia, mineração, óleo e gás, remuneração, florestal, direitos humanos e direitos trabalhistas. Com isso, o usuário pode saber, por exemplo, qual é o papel e a forma de atuação do seu banco em relação a empresas que atuam no setor de armas ou como ele se engaja no fomento a geração de energia renovável.

Também é possível fazer comparações entre bancos e de mobilização social para melhoria das instituições bancárias, além de notícias e informações úteis que podem auxiliar o consumidor no processo de troca de instituição financeira, em caso de insatisfação.

“Essas ferramentas incentivam o usuário a assumir um papel mais proativo na mobilização por instituições financeiras mais responsáveis, seja enviando uma reclamação a determinado banco ou até parabenizando-o por possuir práticas exemplares”, observa o gerente técnico do Idec, Carlos Thadeu de Oliveira.