Banco do Brasil capacita funcionários para evitar lavagem de dinheiro dentro da instituição

Mais de 105 mil possuem treinamentos para prevenir e combater a prática

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Para prevenir e combater a lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, o Banco do Brasil disponibilizou cursos, workshops, seminários e certificação de conhecimentos sobre o tema para mais de 37 mil funcionais em 2013.

Segundo o diretor de Gestão de Segurança do BB, Marcos Ricardo Lot, atualmente, dos 112 mil funcionários, 105 mil possuem treinamentos dessa espécie. “Funcionários aptos a identificar situações suspeitas envolvendo lavagem de dinheiro, além de preservar a Instituição, contribuem diretamente com os esforços do País para a repressão e punição de diversos crimes”, disse Lot.

A ação Prevenção e Combate a Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PLD/FT) ainda conta com cursos nos idiomas inglês e espanhol ofertados pelo próprio banco, com o objetivo de atender os cerca de mil funcionários do banco no exterior e àqueles do Brasil que desejam aproveitar os treinamentos para prática desses idiomas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Decisão da Justiça
Neste mês, o Banco do Brasil foi sentenciado pela Justiça do Trabalho a pagar indenização por danos morais de R$ 250 mil para um ex-empregado que foi demitido após denunciar crimes supostamente cometidos por altos funcionários da instituição. 

No entendimento do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), era inaceitável que um trabalhador fosse dispensado por justa causa (mau procedimento e indisciplina) por ter denunciado ao Ministério Público Federal diversos crimes cometidos por parte da direção, gerentes e empregados do banco contra milhares de clientes, funcionários e a sociedade em geral.

O TRT assinalou também que apenas um pedido de informações ao trabalhador não caracteriza, por si só, oportunidade de defesa dos seus direitos. “Além disso, não foi permitida extração de cópias do dossiê de inquérito nem esclarecidos os fatos questionados pelo empregado.”