Empresário brasileiro lucra R$ 55 milhões negociando casas nos EUA

Empreendedor no Brasil e nos Estados Unidos, João Souza pretende triplicar ganhos neste ano, na esteira do crescimento do mercado imobiliário de Orlando

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João Souza, empresário de 34 anos

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Saber negociar é uma habilidade que mantém a relevância ao longo dos séculos. Não importa o quanto o mundo passe por mudanças, as relações humanas seguem ditando o rumo dos negócios. A aptidão de estabelecer vínculos de confiança e propor trocas é o traço mais marcante da personalidade de João Souza, que há mais de uma década saiu do subúrbio do Rio de Janeiro para trilhar a sua história como empreendedor.

Depois de atuar durante quase uma década no segmento de logística, ele encontrou o seu lugar definitivo no setor imobiliário. Hoje, ele é um dos principais negociadores de imóveis de Orlando, nos Estados Unidos. “Faturei R$ 55 milhões no ano passado, e pretendo triplicar esse valor até dezembro”, diz Souza. “Nasci para trabalhar no mercado imobiliário. Até 2017 eu não sabia disso, mas hoje eu sou o melhor nesse meio”, afirma.

Ascensão da carreira

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O empresário de 34 anos entendeu que tinha talento para os negócios ainda adolescente, quando testou as suas habilidades de negociador vendendo pipas na praia. “Conseguia vender tudo o que me propunha. Foi uma descoberta marcante na minha vida”, lembra. Aos 22 anos, Souza decidiu se colocar à prova como empreendedor. Incentivado pelo sogro, ele se associou com um amigo e entrou para o segmento de logística. A sua empresa de transporte de cargas nasceu com apenas um caminhão.

O negócio cresceu rapidamente, assim como os desafios de manter a operação. Durante os oito anos que exerceu a atividade, deu a volta por cima depois de algumas falências e trocas de sociedade. Ao superar as dificuldades, o empresário se viu fortalecido, mas entendeu que as complicações da profissão estavam refletindo de maneira negativa na sua vida pessoal.

“A minha família chegou a receber ameaças por conta de mal-entendidos com motoristas dos caminhões. Já estava pensando em mudar de ramo quando decidi comprar uma casa nos Estados Unidos”, conta.

Orlando: paraíso dos negócios

Quando começou a passar longas temporadas curtindo a casa nova com a companheira e a filha pequena em Orlando, Souza passou a ser acionado pelos amigos para ajudar na busca de casas por lá. “Foi ajudando conhecidos a realizar o sonho de ter um imóvel nos Estados Unidos que fui me inteirando sobre esse mercado”, diz. “A partir de 2018, consegui fazer um fluxo de caixa e passei a investir em imóveis, me tornando um empresário do ramo”, diz.

“À princípio a minha estratégia era simples: comprar barato e vender com lucro. Depois, entendi o potencial de crescimento da região e mapeei as melhores oportunidades”, afirma Souza.

Hoje, ele tem uma empresa que negocia direto com empreiteiras a compra de casas ainda na fase de projeto em locais com grande potencial de valorização. Com a demanda aquecida, o empresário afirma que o tempo de espera para adquirir imóveis como esse pode se estender por um ano.

Mesmo em ritmo acelerado, a construção de casas na cidade não acompanha a demanda. Orlando está sendo preparada para receber 1.500 pessoas por semana pelos próximos 11 anos, de acordo com o ‘Orlando 2030 Report’, relatório da Partnership, organização público-privada, sem fins lucrativos, que representa sete condados da Central Florida.

Além de um movimento de migração dentro dos Estados Unidos, a cidade também é a queridinha dos brasileiros, que enxergam na compra do imóvel o primeiro passo para uma mudança definitiva para a cidade em busca de qualidade de vida e boa educação para os filhos.

Reconhecimento profissional

A relação de confiança que estabeleceu com os primeiros clientes forjou o alicerce da carreira de Souza. Com mais de 80 mil seguidores na sua principal rede social, ele usa essa importante vitrine para inspirar pessoas. A exposição também reflete de maneira positiva nos negócios. A sua lista de clientes só aumenta, como reflexo de indicações de clientes e amigos. A atriz Bianca Rinaldi, por exemplo, agradece publicamente pelo apoio de Souza para encontrar a “casa perfeita em Orlando”.

O empresário quer incentivar os seus seguidores a empreender, assim como foi incentivado por personalidades que admira. O influenciador Whindersson Nunes representa para ele um exemplo de humildade ao mostrar como é possível “conquistar o sucesso sem passar por cima de ninguém”. O êxito profissional de Souza é reconhecido não só nos Estados Unidos, como também no Brasil.

No mês passado, o empresário recebeu a outorga de personalidade do ano em Empreendedorismo Internacional concedida pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito. A Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek é uma premiação promovida pelo Centro de Integração Cultura e Empresarial de São Paulo (CICESP) que já foi entregue a personalidades como Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro.

Com a carreira consolidada, o empresário compartilha a sua história em palestras, e se organiza para expandir ainda mais os negócios. “Estou tirando as últimas licenças para convidar pessoas e empresas para investirem comigo nesse segmento que tem ainda muito espaço para crescer nos próximos anos”, diz.

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