Em negocios / como-vender-mais

Dove é acusada de racismo em nova campanha e retira anúncio do ar; confira posicionamento

O anúncio era de um sabonete líquido da marca

SÃO PAULO – Depois de ser acusada de racismo por uma campanha online lançada nos Estados Unidos, a Dove publicou um pedido público de desculpas e retirou a peça do ar.

No anúncio em questão, em GIF, a Dove apresentava uma mulher negra tirando uma camiseta da cor de sua pele e revelava uma mulher branca, que, por sua vez, também despia uma camiseta e revelava uma terceira mulher. O anúncio era de um sabonete líquido da marca.

A primeira pessoa a identificar o anúncio e acusa-lo de racista foi a influenciadora digital norte-americana e maquiadora Nauthemua, que o compartilhou e criou um movimento de boicote nas redes sociais com as hashtags #DoveIsRacist e #BoycottDove – em tradução livre para o português, Dove é racista e Boicote à Dove, respectivamente.

“Em uma imagem publicada nesta semana, erramos ao representar mulheres de cor, e lamentamos profundamente os danos causados”, afirmou a marca em comunicado publicado nos perfis do Facebook.

A marca publicou outro posicionamento, mais longo, no Twitter:

Como parte de uma campanha para o sabonete líquido da Dove, foi publicado um vídeo de 3 segundos na página norte-americana do Facebook, mostrando três mulheres de diferentes etnias, cada uma removendo a camiseta para revelar a próxima mulher. O pequeno vídeo tinha como intenção mostrar que o sabonete líquido da Dove é para todas as mulheres e ser uma celebração da diversidade, mas nós fizemos isso da forma errada. Isso não representou a diversidade da beleza real, que é algo pela qual a Dove é apaixonada e é essencial para nossas crenças. Isso não deveria ter acontecido. Nós removemos a publicação e não publicamos nenhum outro conteúdo relacionado. Isso não deveria ter acontecido e estamos reavaliando nossos processos internos para criação e provação de conteúdo para prevenir que cometamos esse tipo de erro no futuro. Nós pedimos sinceras desculpas pela ofensa que isso causou e não aceitamos qualquer atividade ou imagem que insulte qualquer audiência.

O anúncio já foi retirada do ar. Confira, a seguir, a reprodução do mesmo que a influenciadora fez e os posicionamentos publicados pela Dove:

Dove Unilever
(Faizal Ramli / Shutterstock.com)

Contato