Justiça de SP condena Apple a retirar propaganda enganosa do mercado

A decisão da Justiça partiu de uma ação da Proteste iniciada em 2015

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Após uma ação promovida pela associação de consumidores Proteste, a Justiça de São Paulo determinou, na última terça-feira (11), que a Apple retire de circulação qualquer tipo de anúncio que constitui oferta enganosa sobre a memória oferecida no iPad Air, iPad Mini e iPhones 5 e 6.

A prática de propaganda enganosa foi identificada pela Proteste em outubro de 2015 nos seguintes produtos: iPad Air – 16 GB; iPad Air 2 – 16, 32 e 64 GB; iPad Mini 2 16, 32 e 64 GB; iPad Mini 3 16 e 64 GB; iPhone 5 S – 16, 32 e 64 GB e iPhone 6 – 16, 64 e 128 GB. A ação judicial foi movida no mesmo período.

De acordo com a associação, a Apple colocou os produtos à venda prometendo capacidade de armazenamento real inferior à prometida. Ou seja: o armazenamento total do disco rígido, que é o divulgado para o usuário, não está disponível inteiramente para o mesmo, já que uma parte do espaço é utilizado para o sistema operacional da empresa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O prazo para retirada das ofertas enganosas é de 30 dias. A partir disso, as ofertas da empresa devem informar a capacidade de memória real de todos os produtos: segundo a determinação, a Apple deverá informar a memória “bruta” e “utilizável” do aparelho. Caso a empresa não cumpra a decisão, ela terá de pagar multa diária de R$ 100 mil. A decisão ainda pode ser recorrida.

Em sua defesa, a Apple alegou que a pare da memória dos produtos é, de fato, utilizada para funções operacionais e parte para armazenamento, o que diminui o espaço disponível. Ela afirma, que não é possível, entretanto, determinar quanto da memória será utilizada para esses fins.

A empresa ainda afirmou que os aparelhos têm a capacidade informada e que, em seu site, comunica aos usuários sobre as capacidades de armazenamento técnico, tal como todas as empresas que comercializam estes tipos de produtos.

Continua depois da publicidade

Procurada pelo InfoMoney, a Apple não se pronunciou até o momento de publicação da reportagem.

Tópicos relacionados