Com slogan polêmico, Nivea é criticada e retira campanha do ar

Propaganda de desodorante remetia branco a "pureza"  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A marca de cosméticos alemã Nivea retirou uma campanha publicitária de desodorante do ar após acusação de apologia a pensamentos supremacistas. Referente a um desodorante que não deixa manchas na roupa, a companhia promovera nas redes sociais o slogan “White is purity” ou, em tradução livre, “branco é pureza”.

No Facebook da marca, o post, já deletado, continha a imagem de uma mulher de costas acompanhada do slogan e a legenda “mantenha limpo, mantenha brilhante. Não deixe que nada arruíne isso”. A página em questão representa a marca no Oriente Médio e tem quase 20 milhões de seguidores.

Ao mesmo tempo que gerou críticas, a campanha foi compartilhada por grupos de extrema direita mundialmente.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Depois de retirar a campanha do ar, a companhia publicou um pedido de desculpas e chamou a mensagem de “confusa”.

“Pedimos sinceras desculpas a qualquer pessoa que possa ter se ofendido com este post específico. Depois que percebemos que a mensagem é confusa, ela foi retirada imediatamente”, disse um porta-voz da Nivea ao Deustche Welle. “Diversidade e igualdade de oportunidade são valores cruciais da Nivea. Valorizamos a diferença: a discriminação direta ou indireta deve ser rejeitada em todas as decisões e em todas as áreas de nossas atividades.”

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney