Embraer apresenta E195-E2, o maior avião já desenvolvido no Brasil

O jato deverá entrar em serviço no primeiro semestre de 2019 

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A Embraer apresentou na última terça-feira (8), o jato comercial E195-E2, o maior já projetado e construído no Brasil. Com voo inaugural previsto para os próximos meses, o jato deverá entrar em serviço no primeiro semestre de 2019.

“O E195-E2 tem potencial de mudar significativamente o perfil de frota das companhias aéreas em todo o mundo. Tendo custo por viagem 20% menor e custo por assento similar ao de aviões maiores, o E195-E2 torna-se o avião ideal tanto para crescimento de empresas regionais como complementação de frota de empresas de baixo custo e de linhas principais”, afirmou John Slattery, presidente & CEO da Embraer Aviação Comercial.

De acordo com a Embraer, a nova aeronave tem três fileiras a mais de assentos quando comparada ao E195 da atual geração, podendo ser configurada com 120 lugares em duas classes de serviço, ou até 146 em classe única.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com 14,5 metros de comprimento e 35,1 de envergadura – o mais largo já produzido no país, o E195-E2 também tem aumento significativo de alcance de mais de 800 quilômetros (450 milhas náuticas), o que possibilitará viagens de até 4.500 quilômetros (2.450 milhas náuticas) de distância.

Luís Carlos Affonso, vice-presidente de Operações da Embraer Aviação Comercial, afirma que foi introduzida uma nova tecnologia que permite à aeronave transportar 10% mais passageiros que o concorrente direto e ainda assim ter o mesmo peso. “Introduzimos na comprovada plataforma de E-Jets todas as novas tecnologias que agregam valor aos clientes. Um exemplo é a quarta geração de fly-by-wire que permitiu a redução de 20% da área da empenagem, minimizando o arrasto e o peso”, diz.

Desde o lançamento, os E2 alcançaram 690 pedidos, dos quais 275 firmes, sendo 90 para o E195-E2, e de 415 opções e direitos de compra, tendo entre seus clientes companhias aéreas e empresas de leasing. Segundo a Bloomberg, a Azul será o primeiro cliente a operar o E195-E2, com um contrato de até 50 aviões, sendo 30 deles pedidos firmes e 20, direitos de compra.

Continua depois da publicidade

Confira algumas imagens da aeronave: