Marca de roupas Maria Filó é acusada de racismo e retira estampa das lojas; entenda

Em post publicado em seu perfil do Facebook na última quinta-feira (13), Tâmara Isaac afirma que “é uma estampa de escravas entre palmeiras”

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A marca de roupas Maria Filó retirou uma das estampas utilizadas em sua coleção “Pindorama” após internautas acusarem a marca de promover o racismo através da estampa, que representaria a escravidão no período colonial brasileiro.

A crítica à marca foi feita por Tâmara Isaac, que trabalha em uma ONG de Defesa do Consumidor. Em post publicado em seu perfil do Facebook na última quinta-feira (13), Tâmara afirma que “é uma estampa de escravas entre palmeiras”. A empresa respondeu à acusação afirmando que a estampa foi inspirada em obras do pintor francês Debret, famoso pór ter retratados cenas do Brasil colonial.

“É uma escrava com um filho nas costas servindo uma branca? Perguntei à vendedora se aquela estampa tinha alguma razão de ser ou se era só uma estampa racista mesmo. Ela, me dirigindo à palavra pela primeira vez, não soube responder”, escreveu a consumidora em seu Facebook. Ela continua afirmando que pesquisou sobre a estampa no site da marca, mas não encontrou nenhuma informação.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A publicação de Tâmara viralizou nas redes sociais e levou outras pessoas a protestarem contra a estampa utilizada. A marca se pronunciou também através de sua página no Facebook: “A estampa em questão buscou inspiração na obra de Debret. Em nenhum momento tivemos a intenção de ofender. Pedimos sinceras desculpas e informamos que já estamos tomando as devidas providências para que a estampa seja retirada das lojas”.

Essa não é a primeira vez que a Maria Filó se envolve em polêmicas: no ano passado, uma funcionária grávida divulgou um comentário feito pelo dono da marca, Alberto Osório, que teria dito à gestante que demitiria as mulheres e as substituiria por funcionários gays, que não engravidam. O ocorrido também gerou polêmica na internet e, na época, a empresa alegou que não passou de um “tom brincalhão” do diretor da empresa.