YouTube atualiza regra de anúncios e gera revolta

Vídeos considerados "pouco apropriados para anunciantes" não geram lucro para os canais

Mariana Zonta d'Ávila

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SÃO PAULO – Na última quarta-feira (31), uma atualização na plataforma de vídeos YouTube passou a notificar os usuários a respeito da política de monetização de vídeos utilizada pelo site, provocando grandes reclamações por parte de diversos youtubers norte-americanos nas redes sociais.

A partir da data, os usuários serão notificados sobre os conteúdos considerados “pouco apropriados para anunciantes”, não tendo mais anúncios atrelados a esses vídeos e, portanto, não gerando lucro para os canais.

Dentre esses conteúdos encontram-se o teor sexual, como nudez e humor relacionado a sexo; apologia às drogas; linguagem inapropriada; discursos de ódio e temas controversos, como guerra, política, desastres naturais e tragédias.

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Na quinta-feira (1), a hashtag #YouTubeIsOverParty tomou conta do Twitter americano e ficou entre as trends mundiais, com milhares de usuários comentando o assunto e apontando a medida como censura e falta de liberdade de expressão.

Contatado pelo InfoMoney, o YouTube afirmou que as regras não foram alteradas e que a atualização do sistema só passou a notificar os usuários de uma regra já existente, visando uma melhora na comunicação e transparência com os usuários.

“As nossas políticas de não monetização de vídeos em relação ao que é adequado para publicidade não mudaram. Porém, para garantir uma melhor comunicação, nós recentemente melhoramos as notificações e o processo de apelação”

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Confira algumas reações dos usuários:

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