O que o Pokémon Go tem a ensinar sobre negócios

O jogo já se transformou em um fenômeno mundial, com muitas empresas procurando maneiras de ganhar dinheiro com o game, e outras tentando entender o que exatamente está por trás dessa popularidade insana

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Você pode considerar o Pokemon Go um jogo infantil e optar por não jogá-lo, mas não se pode argumentar contra os fatos: poucos dias após o seu lançamento ele se popularizou muito rápido, recebendo mais de 15 milhões de downloads durante a primeira semana e melhorou consideravelmente a situação financeira da Nintendo.

O jogo já se transformou em um fenômeno mundial, com muitas empresas procurando maneiras de ganhar dinheiro com o game, e outras tentando entender o que exatamente está por trás dessa popularidade insana.

O site Entrepreneur listou 4 dicas para explicar porque o jogo faz sucesso para o mundo no negócios. Entenda:

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. A marca é tudo

Poucos dos que jogam sabem, mas o Pokemon Go foi construído baseado no Ingress, um outro jogo móvel baseado em localização desenvolvido pelo mesmo estúdio – usuários experientes recomendam usar mapas do Ingress para encontrar os bichinhos.

O Ingress existe há cerca de três anos, mas você já ouviu falar sobre ele? Provavelmente não, a menos que esteja bastante antenado com a tecnologia. Já o Pokemon, no entanto, é um desenho que marcou gerações nos últimos vinte anos e é facilmente reconhecido até mesmo por aqueles que nunca jogaram qualquer um dos seus jogos ou assistiram o anime.

Continua depois da publicidade

2. A tecnologia de Realidade Aumentada causa interesse

O conceito de RA vem sendo desenvolvido há um tempo, e o Pokemon Go certamente não é a primeira tentativa a ser testada no modo aplicativo. Parece, pelo menos até agora, que o Pokémon Go é o momento que a tecnologia da realidade aumentada vinha esperando para, de fato, triunfar.

3. O que é mais fácil de aprender tem uma taxa de downloads maior

O Pokemon Go não tem nenhum tutorial ou manual de instrução – qualquer um pode simplesmente baixá-lo e começar a jogar. O Ingress mencionado acima é talvez, um jogo muito mais complicado e, mais interessante – mas você tem que investir tempo considerável para desfrutar do game.

4. Tráfego online pode direcionar um tráfego real

Essa audiência é proporcionada pela tecnologia de realidade aumentada proposta pelo jogo, e vem funcionando já que o game bateu todos os recordes – fazendo a Nitendo lucrar e muito com a novidade.

O mundo real deve ser levado em conta

Pokemon Go leva milhões de pessoas em todo o mundo fora de suas casas e as coloca em movimento, o que provavelmente é uma coisa boa, mas algumas vezes esse pode ser o problema.

A peculiaridade do jogo é que Pokemons raros aparecem apenas no início da manhã ou tarde da noite, e alguns jogadores querem cumprir a missão de “pegar todos”, mesmo que isso ponha sua segurança pessoal em risco. Há relatos de jogadores sendo assaltados e atingidos por carros, porque eles não estavam prestando atenção – o que certamente não contribui para uma boa publicidade.

Pokemon Go é um excelente exemplo de um idéia primitiva ganhando enorme sucesso de forma meteórica, simplesmente porque ninguém antes pensou que algo assom poderia ser popular. Não importa o que você pensa sobre o jogo em si, todos nós temos muito a aprender com ele. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.