Heineken usa publicidade contra machismo no futebol

“Já pensou que ela pode gostar tanto de futebol quanto você?”

Paula Zogbi

(Bloomberg)

Publicidade

SÃO PAULO – Em sua publicidade de dia dos namorados, a marca de cerveja Heineken resolveu usar a UEFA Champions League em uma “pegadinha” que vai contra o machismo no universo do futebol.

Em uma ação que começou uma semana antes da final da UEFA Champions League, a empresa – que patrocina o evento – ofereceu a torcedores brasileiros a possibilidade de assistir ao jogo em uma festa gratuita sem a presença da namorada ou esposa. Para tanto, forneceu um vale de 4 dias em um spa que os homens deram às mulheres em um restaurante.

No vídeo, os rapazes aparecem dando desculpas, inventando que pesquisaram a respeito do spa ou que decidiram dar o presente porque as namoradas estariam estressadas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No dia do jogo, porém, a organização da festa fez com que eles vissem no telão o paradeiro real das mulheres: elas ganharam passagens e ingressos para assistir à final no estádio, em Milão. Seguida da revelação, a mensagem “já pensou que ela pode gostar de futebol tanto quanto você?”

Na página do Facebook, o vídeo foi parabenizado por muitos usuários, inclusive as mulheres que participaram da ação. Confira o vídeo:

Outras campanhas

Continua depois da publicidade

Não foi a primeira campanha de cerveja que buscou desmistificar a imagem secundária ou objetificada que as mulheres costumam ter nessas peças publicitárias.

No início deste ano, a própria Heineken fez uma peça em que os homens foram mostrados como “anti-heróis”, conscientizando para o consumo exagerado de álcool. Já a Budweiser, em 2015, lançou um comercial sobre a força feminina, usando como garota propaganda a lutadora Ronda Rousey antes do UFC 190. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney