Publicidade
SÃO PAULO – Segundo a pesquisa “Marcas mais amadas do Brasil 2016”, realizada pela consultoria Officina Sophia em parceria com o CIP (Centro de Inteligência Padrão), os consumidores têm cada vez mais buscando produtos nacionais ao invés de internacionais. Para selecionar as marcas preferidas do consumidor brasileiro, foram consideradas a qualidade do produto, identidade aspiracional, conexão emocional com o indivíduo e a personificação da marca para cada consumidor.
Apesar disso, 13 das marcas que constam na lista, com 25 segmentos diferentes, são estrangeiras – como Nike, Land Rover, Prada e Chanel.
“Neste momento, os consumidores dão mais valor à qualidade do produto e se ele, de fato, atende à sua necessidade. Fatores como conexão emocional com a marca, identidade e humanização acabam tendo uma menor importância na avaliação dos consumidores”, apontou Paulo Secches, presidente da Officina Sophia. Ele ainda acrescentou que marcas como O Boticário e Havaianas se saíram melhores neste ano do que no ano passado.
Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Para seleção das marcas, foram feitas 1.569 entrevistas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, região sul e região nordeste, com todas as classes econômicas.
Confira as marcas favoritas por segmento:
Segmento | Marca |
Artigos esportivos | Nike |
Automóveis | Land Rover |
Bancos | Caixa Econômica Federal |
Bandeira de cartão de crédito | Visa |
Bolsas | Prada |
Calçados femininos | Chanel |
Celulares | Apple |
Cervejas | Original Antarctica |
Companhias aéreas | TAM |
Cosméticos | O Boticário |
Eletrodomésticos | Brastemp |
Hipermercados e supermercados | Carrefour |
Jeans | Levi’s |
Jóias | H. Stern |
Moda masculina | Lacoste |
Motos | Harley-Davidson |
Notebooks | Apple |
Operadora de banda larga | Net |
Postos de combustíveis | Ipiranga |
Produtos alimentícios | Nestlé |
Refrigerantes | Coca-Cola |
Relógios masculinos | Rolex |
Sandálias e chinelos | Havaianas |
Seguros de automóveis | Porto Seguro |
TV por assinatura | Sky |