7 campanhas publicitárias que entenderam o Dia Internacional da Mulher

Muitas campanhas que celebram a data preferem ações que deixam de lado a luta e a desigualdade para celebrar justamente os padrões; mas nem todas

Paula Zogbi

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SÃO PAULO – O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, representa a luta de um gênero por igualdade: salarial, nas tarefas de casa ou na liberdade para andar nas ruas e fazer o que quiser.

Muitas campanhas que celebram a data preferem, talvez por falta de conhecimento, ações que deixam de lado a luta e a desigualdade para celebrar justamente os padrões contra os quais as mulheres que criaram o movimento sempre lutaram. Entretanto, nem todas são assim, e cada vez mais ações transmitem mensagens de empoderamento e o fim do preconceito de gênero.

Em 2016, algumas marcas deram verdadeiras lições contra o preconceito e a violência em suas propagandas temáticas. O InfoMoney, abaixo, seleciona algumas das mais marcantes:

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1. Sabão em pó Ariel – Índia

Com uma verdadeira lição sobre o papel dos homens na libertação diária da mulher, essa propaganda da marca de sabão em pó Ariel mostra um pai pedindo desculpas à sua filha e fazendo uma promessa: nunca mais tratará os serviços domésticos como um papel da mulher da casa. Em um país como a Índia, onde pesquisas indicam que 76% dos homens ainda acreditam que lavar roupa é um trabalho para mulheres, a mensagem #ShareTheLoad é forte. 

2. Citroen – Brasil

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Carros e mulheres não são normalmente associados em um contexto não preconceituoso, mas a Citroen fez um bom trabalho em suas redes sociais.

A campanha We Can Drive It associa a imagem de J. Howard Miller “We Can Do It”, com a personagem Rosie the Riveter, ícone que representa conquistas femininas.

3. Banco ANZ – Austrália

“Assim como no mundo real”, este vídeo de um banco australiano mostra crianças – irmã e irmão – realizando tarefas iguais, mas com a menina recebendo menos por elas do que o menino. O vídeo atenta para a desigualdade salarial, ainda muito comum, e reflete sobre a necessidade de melhora para o futuro.

4. Avon – Brasil

Marcas de maquiagem também podem combater estereótipos. Com uma campanha que promove debates sobre a desigualdade de gênero, a Avon lançou neste dia 8 um vídeo manifesto “que propõe uma reflexão sobre o que as mulheres já deixaram de fazer em suas vidas pelo simples fato de serem mulheres”, de acordo com a assessoria de imprensa da marca. Com diversas frases de efeito, ditas diariamente para mulheres do mundo todo, o vídeo usa a hashtag #porquesomosmulheres e abre a campanha que durará todo o mês de março.

5. Quem disse, Berenice? – Brasil

Outra marca voltada a produtos de estética, a Quem disse, Berenice? também focou em liberdade. Além da campanha #eumereçoliberdade, a marca decidiu dar descontos em seus batons vermelhos, muito frequentemente associados a mulheres “pouco respeitadas”.

6. Governo Federal – Brasil

A ação da Secretaria de Políticas Para Mulheres, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, pretendeu mostrar o papel das mulheres na política, economia, trabalho, cultura e demais estruturas sociais. 

O vídeo “Vida” mostra mulheres reais exercendo atividades diárias e prega dignidade e felicidade para pessoas do gênero feminino.

7. Netflix – Mundial

Usando suas personagens mais icônicas, a companhia de streaming Netflix. criou uma campanha com uma mensagem simples, mas poderosa: que se lembre do Dia Internacional da Mulher sem apoiar-se em clichês.

Em quase todas as suas séries originais, a Netflix tem representado bem as minorias, não apenas as mulheres, sem fazer disso um artifício para as vendas, mas sim um caminho natural para a produção de vídeo.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney