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SÃO PAULO – Anualmente, a empresa de consultoria estratégia e avaliação de marcas Brand Finance estuda milhares das maiores marcas do mundo para determinar quais são as mais poderosas e as mais valiosas delas.
O conceito de poder leva em consideração fatores como familiaridade, lealdade, promoção, investimento em marketing, satisfação da equipe e reputação.
Neste ano, com o retorno dos filmes e explosão dos produtos da franquia Star Wars, a Disney, que comprou a Lucasfilm em 2012, finalmente ultrapassou a Lego na categoria, ficando em primeiro lugar. O Filme Star Wars Episódio VII – O Despertar da Força foi o mais rápido a gerar US$ 1 bilhão da história. Outras marcas que fazem parte do repertório Disney são ESPN, Pixar, Marvel e The Muppets.
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A Lego, por sua vez, permanece poderosa, avaliada em AAA+. Entretanto, controvérsias com reguladores alemães por impedir vendedores de colocarem descontos em seus produtos, somadas à acusação de censura a um artista dissidente chinês – seguida de uma mudança que impede o uso da marca para fins políticos, fizeram com que perdesse sua posição.
Já em valor, a Apple manteve a primeira posição, mas o Google, que antes estava em terceiro lugar, ultrapassou a Samsung e ficou em segundo neste ano.
A fabricante do iPhone viu um lucro recorde de US$ 11,1 bilhões no último trimestre, graças às vendas dos último smartphone, o iPhone 6 e o iPhone 6S. Ainda assim, muitos analistas acreditam que o caminho de ascensão da companhia está prestes a ver um final – algo que a Brand Finance afirma ser uma visão prematura.
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A entrada da China Mobile no top 10 chama atenção para o rápido crescimento de diversas empresas chinesas, entre elas o WeChat, como comenta o texto de divulgação do ranking. As empresas que não estavaas 10 mais em 2015 e entraram em 2016 foram esta e a rede bancária Wells Fargo.
É interessante notar que o poder da marca não está tão associado ao seu valor de mercado: a Lego, por exemplo, aparece apenas na 324ª posição em termos de valor de mercado neste ano. A única das marcas mais poderosas a também aparecer no top 10 de valor de mercado é o Google.
Veja a lista das 10 marcas mais poderosas do mundo:
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Posição (força da marca) | Posição (valor da marca) | Marca | Valor de marca em 2016 (milhões de dólares) |
1 | 24 | Walt Disney | 31.674 |
2 | 324 | Lego | 4.520 |
3 | 80 | L’Óreal | 14.990 |
4 | 58 | PWC | 18.569 |
5 | 288 | McKinsey | 4.881 |
6 | 29 | Nike | 28.041 |
7 | 79 | Johnson’s | 15.115 |
8 | 17 | Coca-Cola | 34.180 |
9 | 72 | NBC | 16.103 |
10 | 2 | 94.184 |
E das 10 marcas mais valiosas:
Posição 2016 | Posição 2015 | Marca | Valor (milhões de dólares) |
1 | 1 | Apple | 145.918 |
2 | 3 | 94.184 | |
3 | 2 | Samsung | 83.185 |
4 | 8 | Amazon | 69.642 |
5 | 4 | Microsoft | 67.258 |
6 | 5 | Verizon | 63.116 |
7 | 6 | At&t | 59.904 |
8 | 7 | Walmart | 53.657 |
9 | 11 | China Mobile | 49.810 |
10 | 15 | Wells Fargo | 44.170 |