Disney ultrapassa Lego: as 10 marcas mais poderosas do mundo, e as mais valiosas

Depois do lançamento do último Star Wars, Disney abocanha primeira posição; Apple continua sendo a mais valiosa

Paula Zogbi

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SÃO PAULO – Anualmente, a empresa de consultoria estratégia e avaliação de marcas Brand Finance estuda milhares das maiores marcas do mundo para determinar quais são as mais poderosas e as mais valiosas delas.

O conceito de poder leva em consideração fatores como familiaridade, lealdade, promoção, investimento em marketing, satisfação da equipe e reputação.

Neste ano, com o retorno dos filmes e explosão dos produtos da franquia Star Wars, a Disney, que comprou a Lucasfilm em 2012, finalmente ultrapassou a Lego na categoria, ficando em primeiro lugar. O Filme Star Wars Episódio VII – O Despertar da Força foi o mais rápido a gerar US$ 1 bilhão da história. Outras marcas que fazem parte do repertório Disney são ESPN, Pixar, Marvel e The Muppets.

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A Lego, por sua vez, permanece poderosa, avaliada em AAA+. Entretanto, controvérsias com reguladores alemães por impedir vendedores de colocarem descontos em seus produtos, somadas à acusação de censura a um artista dissidente chinês – seguida de uma mudança que impede o uso da marca para fins políticos, fizeram com que perdesse sua posição.

Já em valor, a Apple manteve a primeira posição, mas o Google, que antes estava em terceiro lugar, ultrapassou a Samsung e ficou em segundo neste ano.

A fabricante do iPhone viu um lucro recorde de US$ 11,1 bilhões no último trimestre, graças às vendas dos último smartphone, o iPhone 6 e o iPhone 6S. Ainda assim, muitos analistas acreditam que o caminho de ascensão da companhia está prestes a ver um final – algo que a Brand Finance afirma ser uma visão prematura.

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A entrada da China Mobile no top 10 chama atenção para o rápido crescimento de diversas empresas chinesas, entre elas o WeChat, como comenta o texto de divulgação do ranking. As empresas que não estavaas 10 mais em 2015 e entraram em 2016 foram esta e a rede bancária Wells Fargo.

É interessante notar que o poder da marca não está tão associado ao seu valor de mercado: a Lego, por exemplo, aparece apenas na 324ª posição em termos de valor de mercado neste ano. A única das marcas mais poderosas a também aparecer no top 10 de valor de mercado é o Google. 

Veja a lista das 10 marcas mais poderosas do mundo:

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Posição (força da marca) Posição (valor da marca) Marca Valor de marca em 2016 (milhões de dólares)
1 24 Walt Disney 31.674
2 324 Lego 4.520
3 80 L’Óreal 14.990
4 58 PWC 18.569
5 288 McKinsey 4.881
6 29 Nike 28.041
7 79 Johnson’s 15.115
8 17 Coca-Cola 34.180
9 72 NBC 16.103
10 2 Google 94.184

E das 10 marcas mais valiosas:

Posição 2016 Posição 2015 Marca Valor (milhões de dólares)
1 1 Apple 145.918
2 3 Google 94.184
3 2 Samsung 83.185
4 Amazon 69.642
5 4 Microsoft 67.258
6 5 Verizon 63.116
7 6 At&t 59.904
8 7 Walmart 53.657
9 11 China Mobile 49.810
10 15 Wells Fargo 44.170

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney